TEMÁTICAS DE HISTÓRIA LOCAL: DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ÀS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARIA RITA, DE CÁSSIA BENJAMIN DE OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-01T14:11:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-01T14:11:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-16-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Maria Rita de Cássia de Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720959-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objeto de investigação as possibilidades de inserção das temáticas da história local nas aulas de História do Ensino Fundamental II (anos finais), tomando como referência a produção historiográfica sobre a cidade de Vitória da Conquista (BA), a partir da elaboração de estratégias de ensino e materiais que, concomitantemente ao uso do livro didático, possam contribuir para o processo de aprendizagem histórica. As referências teórico-metodológicas da pesquisa estão situadas no campo da Educação Histórica, especialmente nos estudos de Isabel Barca, e no campo da Didática da História, em JörnRüssen, que indicam que a sistematização de conhecimentos acadêmico-científicos ligados à realidade social local e a vida da cidade podem favorecer o interesse dos alunos pela disciplina de História. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa perpassa por uma análise bibliográfica e documental acerca do tema, relacionando obras historiográficas e livros didáticos, e por uma abordagem quantitativa e qualitativa do espaço escolar, a partir de questionários com professores. Para a interpretação dos dados coletados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os temas selecionados deverão servir de porta de entrada para a discussão sobre assuntos de relevância local e global e acentuar a relevância sociopolítica da disciplina História para a vida na cidade. A pesquisa inclui, como produto educacional, a criação de um site sobre a história de Vitória da Conquista, destinado a professores da Educação Básica, no qual serão apresentadas sequências didáticas e propostas de aulas-oficina sobre temáticas como: povos indígenas, mulheres, comunidades remanescentes de quilombos, dentre outros links de interesse da categoria docente, como Notícias e Publicações.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAula oficina. Educação histórica e didática da História. Ensino de História. História local. Produção e difusão de narrativas históricas.pt_BR
Título: dc.titleTEMÁTICAS DE HISTÓRIA LOCAL: DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ÀS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons