Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARIA RITA, DE CÁSSIA BENJAMIN DE OLIVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-01T14:11:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-01T14:11:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Maria Rita de Cássia de Oliveira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720959 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objeto de investigação as possibilidades de inserção das temáticas da história local nas aulas de História do Ensino Fundamental II (anos finais), tomando como referência a produção historiográfica sobre a cidade de Vitória da Conquista (BA), a partir da elaboração de estratégias de ensino e materiais que, concomitantemente ao uso do livro didático, possam contribuir para o processo de aprendizagem histórica. As referências teórico-metodológicas da pesquisa estão situadas no campo da Educação Histórica, especialmente nos estudos de Isabel Barca, e no campo da Didática da História, em JörnRüssen, que indicam que a sistematização de conhecimentos acadêmico-científicos ligados à realidade social local e a vida da cidade podem favorecer o interesse dos alunos pela disciplina de História. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa perpassa por uma análise bibliográfica e documental acerca do tema, relacionando obras historiográficas e livros didáticos, e por uma abordagem quantitativa e qualitativa do espaço escolar, a partir de questionários com professores. Para a interpretação dos dados coletados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os temas selecionados deverão servir de porta de entrada para a discussão sobre assuntos de relevância local e global e acentuar a relevância sociopolítica da disciplina História para a vida na cidade. A pesquisa inclui, como produto educacional, a criação de um site sobre a história de Vitória da Conquista, destinado a professores da Educação Básica, no qual serão apresentadas sequências didáticas e propostas de aulas-oficina sobre temáticas como: povos indígenas, mulheres, comunidades remanescentes de quilombos, dentre outros links de interesse da categoria docente, como Notícias e Publicações. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aula oficina. Educação histórica e didática da História. Ensino de História. História local. Produção e difusão de narrativas históricas. | pt_BR |
Título: dc.title | TEMÁTICAS DE HISTÓRIA LOCAL: DA PRODUÇÃO ACADÊMICA ÀS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maria Rita.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720959/2/Maria Rita.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons