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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ÂNGELA, MARIA DE JESUS SOUZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-01T13:51:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-01T13:51:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Ângela Maria de Jesus Souza | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720958 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma discussão sobre o museu enquanto espaço de conhecimento, evidencia o seu caráter educativo e aponta possibilidades de usos do acervo museal para o Ensino de História, numa perspectiva decolonial. O objetivo desse estudo é analisar o acervo do Memorial Casa Régis Pacheco, localizado em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, buscando evidenciar as marcas da presença negra e indígena na história da região. Essa pesquisa apresenta abordagens alternativas ao modelo eurocêntrico/colonial de representação das relações étnico-raciais e formula uma proposta de ensino significativa para a Educação Básica, ao oferecer instrumentos para que alunos e alunas possam ler, refletir e atuar em suas realidades. A proposta didática apresentada problematiza os silenciamentos provocados pela historiografia local acerca da escravidão e da violência contra os indígenas. A investigação fundamenta-se no diálogo entre teorias e perspectivas acerca da educação patrimonial, da didática da história, da pedagogia do objeto e da pedagogia decolonial. Intenta-se promover no espaço escolar o debate crítico, reflexivo e dialético sobre a história da cidade, a partir da construção coletiva do conhecimento e da pesquisa participativa e dialógica. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, optandose pela análise bibliográfica e documental. Como dimensão propositiva, elaborou-se uma ação educativa para o Memorial Régis Pacheco e uma proposta didática fundamentada no modelo de Aula Oficina, proposto por Isabel Barca (2004), em diálogo com a pedagogia do objeto sugerida por Francisco Régis Lopes Ramos (2004) e com o conceito de consciência histórica, definida por Jörn Rüsen (2015). Demonstra-se que é possível ensinar e aprender história fora dos muros da escola, de forma crítica, reflexiva e antirracista. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história. Educação patrimonial. Pedagogia do objeto. Pedagogia decolonial. Museus e relações étnico-raciais. Vitória da Conquista. Casa Memorial Governador Régis Pacheco. | pt_BR |
Título: dc.title | A (IN)VISIBILIDADE DE NEGROS E INDÍGENAS NO MEMORIAL CASA GOVERNADOR RÉGIS PACHECO: Uma proposta decolonial para o ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Ângela Maria de Jesus Souza.pdf | 8,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720958/2/Ângela Maria de Jesus Souza.pdfDownload |
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