A (IN)VISIBILIDADE DE NEGROS E INDÍGENAS NO MEMORIAL CASA GOVERNADOR RÉGIS PACHECO: Uma proposta decolonial para o ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorÂNGELA, MARIA DE JESUS SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-02-01T13:51:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-02-01T13:51:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-15-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Ângela Maria de Jesus Souzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720958-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma discussão sobre o museu enquanto espaço de conhecimento, evidencia o seu caráter educativo e aponta possibilidades de usos do acervo museal para o Ensino de História, numa perspectiva decolonial. O objetivo desse estudo é analisar o acervo do Memorial Casa Régis Pacheco, localizado em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, buscando evidenciar as marcas da presença negra e indígena na história da região. Essa pesquisa apresenta abordagens alternativas ao modelo eurocêntrico/colonial de representação das relações étnico-raciais e formula uma proposta de ensino significativa para a Educação Básica, ao oferecer instrumentos para que alunos e alunas possam ler, refletir e atuar em suas realidades. A proposta didática apresentada problematiza os silenciamentos provocados pela historiografia local acerca da escravidão e da violência contra os indígenas. A investigação fundamenta-se no diálogo entre teorias e perspectivas acerca da educação patrimonial, da didática da história, da pedagogia do objeto e da pedagogia decolonial. Intenta-se promover no espaço escolar o debate crítico, reflexivo e dialético sobre a história da cidade, a partir da construção coletiva do conhecimento e da pesquisa participativa e dialógica. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, optandose pela análise bibliográfica e documental. Como dimensão propositiva, elaborou-se uma ação educativa para o Memorial Régis Pacheco e uma proposta didática fundamentada no modelo de Aula Oficina, proposto por Isabel Barca (2004), em diálogo com a pedagogia do objeto sugerida por Francisco Régis Lopes Ramos (2004) e com o conceito de consciência histórica, definida por Jörn Rüsen (2015). Demonstra-se que é possível ensinar e aprender história fora dos muros da escola, de forma crítica, reflexiva e antirracista.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história. Educação patrimonial. Pedagogia do objeto. Pedagogia decolonial. Museus e relações étnico-raciais. Vitória da Conquista. Casa Memorial Governador Régis Pacheco.pt_BR
Título: dc.titleA (IN)VISIBILIDADE DE NEGROS E INDÍGENAS NO MEMORIAL CASA GOVERNADOR RÉGIS PACHECO: Uma proposta decolonial para o ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons