Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCIANA, BISPO DA ROSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-02-01T14:24:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-02-01T14:24:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Luciana Bispo da Rosa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720931 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta educacional que, pautada nos conceitos de Educação Patrimonial e Cidade, tem como objetivo o estudo da história local, com ênfase nas diversidades e sociabilidades em diferentes temporalidades, utilizando-se da toponímia como ferramenta para o Ensino de História, a partir do estudo da história de São Miguel das Matas, no interior da Bahia. A investigação baseia-se nas narrativas dos moradores sobre os sujeitos que nomeiam os caminhos miguelenses e os que foram esquecidos nessas escolhas sociopolíticas. As escolhas de personagens para dar nomes às ruas devem ser entendidas como construções simbólicas, realizadas sob o controle de grupos sociais e políticos locais e, muitas vezes, não encontram correspondência na memória coletiva dos munícipes. A proposta baseia-se em documentos, depoimentos, fotografias e aulas de campo para a construção de uma sequência didática que busca dar visibilidade ao tema para estudantes e professores da Educação Básica. Para além de apresentar os personagens presentes na toponímia miguelense, este trabalho busca utilizar de ferramentas da história oral para ouvir seus moradores sobre quem foi esquecido nesse processo, os possíveis merecedores de homenagens e o que justifica suas escolhas. Este trabalho é um convite para estudantes, professores e comunidade olharem e experienciarem a cidade e aprenderem a partir dela e com ela, buscando a necessária aproximação entre escola e cidade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Espaços de memória. Memória e identidade. História local. Toponímia. São Miguel das Matas. | pt_BR |
Título: dc.title | ENTRE O ARCANJO E AS MATAS: os caminhos de São Miguel das Matas como ferramenta para o ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luciana Rosa (2).pdf | 10,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720931/2/Luciana Rosa (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons