Política linguística nas escolas Yanomami e Potiguara (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorSIMAS, HELLEN CRISTINA PICANÇO-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, RAYNICE GERALDINE PEREIRA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, REGINA CELI MENDES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-31T20:20:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-31T20:20:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720898-
Resumo: dc.description.abstractA presente obra reúne reflexões sobre a Política Linguística Nacional no contexto do ensino-aprendizagem de línguas indígenas em escolas Yanomami e Potiguara2, respectivamente, escolas localizadas no estado do Amazonas e no estado da Paraíba. A pesquisa iniciou, em 2010, na fase de doutoramento da autora Hellen Picanço e, desde então, a pesquisa vem sendo ampliada e publicada em parceria com as pesquisadoras Regina Celi Pereira e Raynice Geraldine, respectivas orientadora e coorientadora da pesquisa na época do doutoramento. Este trabalho rediscute questões apresentadas no formato de artigo em revistas e capítulos de livros ao longo dos anos, os quais, nesta fase, passaram por ampliação e revisão, projetando um novo olhar sobre os dados e, ao mesmo tempo, atualizando informações sobre a educação escolar yanomami e potiguara. Para tanto, o livro foi organizado em quatro capítulos: Capítulo 13, intitulado Yanomami e Potiguara: história de contato, no qual apresentamos os povos Yanomami e Potiguara, contando sua história de contato e mostramos a sua situação sociolinguística, filiação genética e linguística das línguas indígenas em estudo; Capítulo 2: Educação Escolar nas comunidades Yanomami e Potiguara4, no qual narramos como ocorreu o processo de implantação da educação escolar indígena nas comunidades em estudo e analisamos o modelo de ensino escolar nelas implantado e executado atualmente. Capítulo 3: Política Linguística e Ensino Bilíngue Yanomami e Potiguara5, em que discutimos o tema Política Linguística, mostrando seu conceito, historicidade e quais Políticas Linguísticas respaldam o ensino das línguas tupi e yanomami nas escolas indígenas pesquisadas, bem como quais as dificuldades na implantação do planejamento linguístico de cada proposta; Capítulo 4, Intitulado Institucionalização de línguas nas escolas yanomami e potiguara, em que mostrando os motivos das línguas indígenas e portuguesa se fazem presente nas escolas e mostramos o porquê de a política linguística nacional não conseguir avançar junto a ambos povos indígenas estudados. Por fim, apresentamos nossas considerações finais com as quais esperamos fomentar as discussões sobre Política Linguística para as línguas indígenas do Brasil.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLínguas indígenaspt_BR
Título: dc.titlePolítica linguística nas escolas Yanomami e Potiguara (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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