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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | SIMAS, HELLEN CRISTINA PICANÇO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, RAYNICE GERALDINE PEREIRA DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, REGINA CELI MENDES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-31T20:20:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-31T20:20:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720898 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente obra reúne reflexões sobre a Política Linguística Nacional no contexto do ensino-aprendizagem de línguas indígenas em escolas Yanomami e Potiguara2, respectivamente, escolas localizadas no estado do Amazonas e no estado da Paraíba. A pesquisa iniciou, em 2010, na fase de doutoramento da autora Hellen Picanço e, desde então, a pesquisa vem sendo ampliada e publicada em parceria com as pesquisadoras Regina Celi Pereira e Raynice Geraldine, respectivas orientadora e coorientadora da pesquisa na época do doutoramento. Este trabalho rediscute questões apresentadas no formato de artigo em revistas e capítulos de livros ao longo dos anos, os quais, nesta fase, passaram por ampliação e revisão, projetando um novo olhar sobre os dados e, ao mesmo tempo, atualizando informações sobre a educação escolar yanomami e potiguara. Para tanto, o livro foi organizado em quatro capítulos: Capítulo 13, intitulado Yanomami e Potiguara: história de contato, no qual apresentamos os povos Yanomami e Potiguara, contando sua história de contato e mostramos a sua situação sociolinguística, filiação genética e linguística das línguas indígenas em estudo; Capítulo 2: Educação Escolar nas comunidades Yanomami e Potiguara4, no qual narramos como ocorreu o processo de implantação da educação escolar indígena nas comunidades em estudo e analisamos o modelo de ensino escolar nelas implantado e executado atualmente. Capítulo 3: Política Linguística e Ensino Bilíngue Yanomami e Potiguara5, em que discutimos o tema Política Linguística, mostrando seu conceito, historicidade e quais Políticas Linguísticas respaldam o ensino das línguas tupi e yanomami nas escolas indígenas pesquisadas, bem como quais as dificuldades na implantação do planejamento linguístico de cada proposta; Capítulo 4, Intitulado Institucionalização de línguas nas escolas yanomami e potiguara, em que mostrando os motivos das línguas indígenas e portuguesa se fazem presente nas escolas e mostramos o porquê de a política linguística nacional não conseguir avançar junto a ambos povos indígenas estudados. Por fim, apresentamos nossas considerações finais com as quais esperamos fomentar as discussões sobre Política Linguística para as línguas indígenas do Brasil. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas indígenas | pt_BR |
Título: dc.title | Política linguística nas escolas Yanomami e Potiguara (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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politica-linguistica-nas-escolas-yanomami-e-potiguara.pdf | 9,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720898/1/politica-linguistica-nas-escolas-yanomami-e-potiguara.pdfDownload |
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