Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, CARLOS VINICIUS GOMES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MUÑOZ, BRUNA LANZONI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROMIO, JACKELINE APARECIDA FERREIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, ALESSANDRO DE OLIVEIRA DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-31T16:48:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-31T16:48:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720873 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Para compreender os limites e as possibilidades de sucesso acadêmico de estudantes negros da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, o presente estudo buscou identificar os níveis de Bem-estar Subjetivo (BES) de estudantes e avaliar suas relações com variáveis de raça-cor, sexo e renda, no contexto da pandemia de COVID-19. Aplicamos um questionário online composto pela Escala de Bem-Estar Subjetivo (BES) e questões relativas a aspetos da experiência acadêmica a uma amostra de estudantes universitários (n = 634; 65,0% feminino; Midade = 23,85; DP = 6,78). Foram realizadas análises estatísticas para verificar as principais tendências e diferenças de média entre os grupos da amostra, que incluíram análise descritiva do conjunto de dados, regressão, análise de variância (ANOVA), teste t e correlações. O BES médio dos estudantes da USP foi significativamente baixo (M = 2,26; DP = 2,05), fortemente impactado pela pandemia de COVID-19. Além disso, o estudo sugere que o racismo, o sexismo e o classismo exercem influência significativa entre eles, na medida em que os negros apresentam índices de BES significativamente menores em relação aos não negros (0,049*); mulheres em relação aos homens (0,001*); e os de menor renda (<0,001*), aos mais abastados. Na análise interseccional, observa-se que as mulheres negras se caracterizam com o menor nível de BES (M = 1,76; DP = 1,25). De uma forma geral, os estudantes consideram que o contexto da pandemia influenciou significativamente as suas respostas ao BES, com um impacto ainda mais significativo entre as mulheres (<0,001*), o que permite inferir que as medidas restritivas de enfrentamento da pandemia agravaram o sexismo no ambiente doméstico. As políticas de ação afirmativa, portanto, devem ir além do ingresso de populações historicamente marginalizadas no ensino superior, devem também promover a permanência e o sucesso acadêmico em associação com o bem-estar e a saúde mental desses estudantes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-Estar Subjetivo | pt_BR |
Título: dc.title | THE SUBJECTIVE WELL-BEING OF STUDENTS AT THE UNIVERSITY OF SÃO PAULO AT THE INTERSECTION OF RACE-COLOR, SEX, AND INCOME IN TIMES OF THE COVID-19 PANDEMIC (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: