Diversidade e inclusão: Abordagens e experiências 3 (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Jadilson Marinho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-31T14:16:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-31T14:16:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720862-
Resumo: dc.description.abstractNo capítulo 1, Angélica Oliveira Veríssimo da Silva, Rui Marques Vieira, Palmira da Conceição Martins de Oliveira e Cristina Maria Correia Barroso Pinto abordam o tema “Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação e a Promoção de Sociedades Inclusivas”. Esse estudo objetiva identificar as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação na promoção da educação inclusiva para os alunos com necessidades educativas especiais no ensino superior. No capítulo 2, Alcides Bentes da Gama Júnior e Rubens da Silva Ferreira discutem sobre discute a acessibilidade em biblioteca universitária tomando por referência a seção de Braille da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA). No capítulo 3, Cinthia Barreto Santos Souza aborda o tema “Os filhos de meus filhos: avosidade e transgeracionalidade em narrativas autobiográficas”. Nesse contexto, a autora revela elementos de avosidades psíquicos e sociais elaborados pela avó no duplo encontro com os netos, na infância e no tempo em que ela se constitui como avó em relação intersubjetiva. No capítulo 4, Joana D’Arc Silva Santos e Elaine Pedreira Rabinovich analisam a dinâmica e o significado das relações entre irmãos em fase adulta mediana com idades variando entre 40 e 57 anos. Os sujeitos colaboradores dessa investigação foram 18 irmãos divididos em gênero e posição na fratria, residentes em cidades da região metropolitana de Salvador -Bahia. No capítulo 5, Meriele Aline de Paula, Valtenira Araújo Birino , Wilma Mendonça Batista e Cristiane Álvares Costa (In memoriam) avaliam e analisam como melhorar o desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down e o acompanhamento psicopedagógico frente às práticas e estratégias aplicadas às crianças especiais possibilitando-lhes uma melhor integração na sociedade e inclusão no meio escolar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
Título: dc.titleDiversidade e inclusão: Abordagens e experiências 3 (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais