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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jadilson Marinho da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-31T14:16:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-31T14:16:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720862 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No capítulo 1, Angélica Oliveira Veríssimo da Silva, Rui Marques Vieira, Palmira da Conceição Martins de Oliveira e Cristina Maria Correia Barroso Pinto abordam o tema “Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação e a Promoção de Sociedades Inclusivas”. Esse estudo objetiva identificar as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação na promoção da educação inclusiva para os alunos com necessidades educativas especiais no ensino superior. No capítulo 2, Alcides Bentes da Gama Júnior e Rubens da Silva Ferreira discutem sobre discute a acessibilidade em biblioteca universitária tomando por referência a seção de Braille da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA). No capítulo 3, Cinthia Barreto Santos Souza aborda o tema “Os filhos de meus filhos: avosidade e transgeracionalidade em narrativas autobiográficas”. Nesse contexto, a autora revela elementos de avosidades psíquicos e sociais elaborados pela avó no duplo encontro com os netos, na infância e no tempo em que ela se constitui como avó em relação intersubjetiva. No capítulo 4, Joana D’Arc Silva Santos e Elaine Pedreira Rabinovich analisam a dinâmica e o significado das relações entre irmãos em fase adulta mediana com idades variando entre 40 e 57 anos. Os sujeitos colaboradores dessa investigação foram 18 irmãos divididos em gênero e posição na fratria, residentes em cidades da região metropolitana de Salvador -Bahia. No capítulo 5, Meriele Aline de Paula, Valtenira Araújo Birino , Wilma Mendonça Batista e Cristiane Álvares Costa (In memoriam) avaliam e analisam como melhorar o desenvolvimento cognitivo de crianças com Síndrome de Down e o acompanhamento psicopedagógico frente às práticas e estratégias aplicadas às crianças especiais possibilitando-lhes uma melhor integração na sociedade e inclusão no meio escolar. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
Título: dc.title | Diversidade e inclusão: Abordagens e experiências 3 (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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diversidade-e-inclusao-abordagens-e-experiencias-3.pdf | 3,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720862/1/diversidade-e-inclusao-abordagens-e-experiencias-3.pdfDownload |
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