Mulheres nas engenharias: Produção científica e ações transversais (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSchwanke, Cristine Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-31T14:01:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-31T14:01:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-21-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720860-
Resumo: dc.description.abstractÉ com satisfação que a Atena Editora e as autoras dos trabalhos aqui expostos apresentam o e-book “Mulheres nas Engenharias: Produção Científica e Ações Transversais” e seus 13 capítulos que tratam de pesquisas científicas inovadoras, extensão e ensino na área do conhecimento de engenharias, no contexto da igualdade de gênero, sustentabilidade, meio ambiente e bioenergia. Neste e-book há predominância de trabalhos voltados para o ambiente estudantil que alia o engajamento de jovens do gênero feminino nas pesquisas científicas, bem como o fortalecimento da produção científica acadêmica. A princípio, tem-se o estudo de Schwanke e Young a respeito da importância de fomentar à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de engenharias, despertando o interesse vocacional de estudantes do gênero feminino da Educação Básica por estas profissões e estimular graduandas do Ensino Superior a permanecer nestes cursos, a partir do projeto REDE #EUMENINAEUMULHERNASENGENHARIAS. A formação de professores recebe destaque com o estudo de Schwanke e Young. A educação ambiental de Young et al. é abordada como instrumento pedagógico em formato virtual para aprendizado e conscientização. Enquanto, a geração de energia limpa é conduzida no material educativo preparado para o ambiente virtual de Castrillon et al. ao utilizarem diferentes ferramentas digitais para abordar os temas de energias renováveis e aproveitamento de resíduos. Ainda sobre o tema formação de professores tem-se o relato de Costa et al. ao avaliarem a percepção destas sobre as ações formadoras desenvolvidas durante o “Curso de Formação Projeto Mulheres nas Engenharias: A Práxis Pedagógica em Energia e Meio Ambiente para Educação Básica”. As apresentações em eventos científicos ganharam um novo formato virtual com Madeira et al. ao construírem modelos de vídeos e infográficos para representação visual de informação de dados. Silva et al. abordam o uso de oficinas temáticas como ferramentas da práxis pedagógica. Madeira et al. produziram um modelo didático de mini aquecedor solar mostrando de forma didática opções para armazenar energia limpa e renovável com baixo custo financeiro. Urdangarin et al. trazem a construção de biodigestores, produção de biogás e uso do resíduo como biofertilizante como estratégia sustentável. Fomentar a geração de renda e sustentabilidade é o objetivo de Pereira et al. e de Navarrete et al. com o aproveitamento de óleo residual de cozinha para produzir sabão sólido (artesanal) e líquido; e, produção de velas ecológicas, respectivamente. Ainda neste tema sustentabilidade o estudo de Silveira et al. discute a eficiência energética residencial. Por último, Costa et al. relata sobre ações transformadoras sustentáveis nas Escolas. Aprecie os trabalhos!pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenhariapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulherespt_BR
Título: dc.titleMulheres nas engenharias: Produção científica e ações transversais (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais