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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Tavares, Laís Conceição | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-31T12:21:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-31T12:21:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720822 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Nos últimos anos, o ensino de Química tem sido foco de diversas pesquisas acadêmicas expressas no crescimento considerável do número de publicações a cerca do tema. Apesar da existência das Orientações Curriculares Nacionais, o ensino de Química é uma preocupação eminente, em razão das dificuldades apresentadas pelos alunos em aprender Química. Sabemos que as aplicações dos conceitos trabalhados na Química são variadas e de extrema importância para a vida dos cidadãos. No entanto, a dificuldade no ensino de Química reside no fato de os alunos não conseguirem enxergar a aplicação dos conceitos estudados em sala de aula, como relatam os autores: (...) quando analisamos a trajetória do ensino de química verificamos que, ao longo dos tempos, muitos alunos vêm demonstrando dificuldades em aprender. Na maioria das vezes, não percebem o significado ou a validade do que estudam. Usualmente os conteúdos parecem ser trabalhados de forma descontextualizada, tornando-se distantes, assépticos e difíceis, não despertando o interesse e a motivação dos alunos. Alguns professores de Química, talvez pela falta de formação específica na área, demonstram dificuldades em relacionar os conteúdos científicos com eventos da vida cotidiana. Suas práticas, na maioria das vezes, priorizam a reprodução do conhecimento, ou seja, a cópia e a memorização, acentuando a dicotomia teoriaprática presente no ensino (NUNES e ADORNI, 2010, p.2). Percebe-se que a necessidade de se promover um ensino de Química contextualizado, ligando o ensino aos acontecimentos do cotidiano do aluno para que estes possam perceber a importância socioeconômica da Química, também é uma dificuldade do professor. O professor precisa fazer o planejamento de situações de aprendizagem, que sejam diversificadas e que valorizem os conhecimentos prévios dos estudantes, bem como sua relação com novos conteúdos, no sentido de que uma aprendizagem significativa ocorra no ensino de ciências (AUSUBEL, 2003). Nesse contexto, surge a necessidade do professor planejar o ensino, priorizando o avanço dos conceitos científicos para que o estudante dê continuidade ao processo de aprendizagem do conteúdo, resultando, de fato, em uma aprendizagem significativa. Sobre a teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, Moreira afirma que: O conceito básico da teoria de Ausubel é o de aprendizagem significativa. A aprendizagem é dita significativa quando uma nova informação (conceito, ideia, proposição) adquire significados para o aprendiz através de uma espécie de ancoragem em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo, isto é, em conceitos, ideias, proposições já existentes em sua estrutura de conhecimentos (ou de significados) com determinado grau de clareza, estabilidade e diferenciação. Esses aspectos relevantes da estrutura cognitiva que servem de ancoradouro para a nova informação são chamados “subsunçores”. O termo ancorar, no entanto, apesar de útil como uma primeira ideia do que é aprendizagem significativa não dá uma imagem da dinâmica do processo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam. À medida que o conhecimento prévio serve de base para a atribuição de significados à nova informação, ele também se modifica, ou seja, os subsunçores vão adquirindo novos significados, se tornando mais diferenciados, mais estáveis. Novos subsunçores vão se formando; subsunçores vão interagindo entre si. A estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa. O processo é dinâmico; o conhecimento vai sendo construído (MOREIRA, 1988, p. 91). Desse modo, ao considerar que a teoria da aprendizagem significativa pode contribuir com ensino de Química, surgiu a ideia da pesquisa de tese de doutoramento, que compôs este livro e que consiste em investigar se uso de mapas conceituais como ferramentas auxiliadoras no processo de ensinoaprendizagem sobre o conteúdo de Equilíbrio Químico. A construção e utilização de mapas conceituais em uma unidade de ensino sobre o conteúdo de Equilíbrio Químico representam uma oportunidade de se avaliar o processo de ensino aprendizagem no ensino de Química, o que permite aos alunos, em sua formação acadêmica durante o curso de Licenciatura em Química, experimentar um ensino diferenciado, o que os possibilitará uma aprendizagem significativa e que poderá servir de estímulo para os mesmos enquanto alunos e enquanto futuros professores de Química. Dessa forma, esse livro, resultado de uma pesquisa de doutorado na área de ensino de Química, está organizado em duas partes. A primeira corresponde a uma discussão teórica perpassando por temas como: dificuldades de aprendizagem em Química; teoria da aprendizagem significativa de Ausubel; avaliação da aprendizagem educacional; unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) e mapas conceituais. A segunda parte discute um estudo de caso onde os mapas foram utilizados no processo de ensino-aprendizagem de um conteúdo de Química, aborda a metodologia da pesquisa, trata dos resultados e discussões, explanando as análises dos mapas conceituais das Subunidades I (Equilíbrio Químico) e II (Equilíbrio Ácido-base); e se encerra com os principais achados da pesquisa nas considerações finais. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
| Título: dc.title | O uso de mapas conceituais para aprendizagem potencialmente significativa no ensino de química (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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