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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | MUSCARDI, DALANA CAMPOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GERK, JANINHA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAPAZ, JOSIELI PARTELI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-31T13:11:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-31T13:11:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720809 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na grande maioria das escolas públicas regulares (EPR) urbanas, ainda prevalece a ideia da superioridade do conteúdo científico em relação às outras epistemologias, fragmentando o conhecimento e subalternizando o saber popular. Nessa perspectiva, utilizou-se numa escola pública urbana regular o Plano de Estudos (PE), mediação da Pedagogia da Alternância, trabalhada nas Escolas do Campo, buscando desenvolver uma didática diferenciada na disciplina de Biologia, na perspectiva de construir uma possibilidade de um outro fazer na escola pública regular, facilitando os processos de ensino e aprendizagem na disciplina. Esse e-book consiste em um guia com orientações sobre como investigar um assunto da realidade para que o estudante possa transmutar sua compreensão sobre ele, entendendo-o como conhecimento científico. O guia foi elaborado a partir do uso de um Plano de Estudo (PE), em uma escola que não adota essa pedagogia, sendo, resultado da pesquisa intitulada “O uso do Plano de Estudo da pedagogia da alternância no ensino e aprendizagem de bioquímica em uma escola pública regular urbana: uma experiência de ensino investigativo a partir da realidade”, realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – Profbio, cursado na Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. O presente estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tendo sido aprovado em 28 de junho de 2021, sob o Parecer no 4.810.584. Sua finalidade é inspirar educadoras e educadores a desenvolver um novo olhar sobre a realidade dos estudantes e a compreender a importância de considerá-la nos processos de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o e-book tem a intenção de contribuir para uma reflexão sobre as possibilidades de utilização de outras mediações da Pedagogia da Alternância nos processos de ensino e aprendizagem em escolas que não fazem seu uso, além de sensibilizar professora(e)s e estudantes sobre diferentes formas de estender o ensino e a aprendizagem para além da sala de aula. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Plano de estudo: Mediação da pedagogia da alternância para o ensino e aprendizagem de bioquímica em uma escola urbana (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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