Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FIGUEIREDO, Mônica de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, Suzana Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-31T04:15:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-31T04:15:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_MatrizMetodologica_RecursosMetodologicosGestao | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Catalogo_RecursosMetodologicosGestao | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720804 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estes produtos educacionais são frutos de uma pesquisa defendida em 08/08/2022 por Mônica de Souza Figueiredo, orientada pelas Profas. Dras. Suzana Cunha Lopes (PPGCIMES/ UFPA) e Janice Muriel Fernandes Lima da Cunha (IECOS/ UFPA). A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa teve o objetivo de desenvolver recursos metodológicos para auxiliar na gestão do relacionamento com egressas(os) da pós-graduação na UFPA. O percurso metodológico adotado foi composto de pesquisa bibliográfica e documental, estado da arte, levantamento do perfil do público e o levantamento de informações sobre relacionamento com egressas(os) nos relatórios Coleta CAPES 2020 dos PPGs da UFPA. A validação/cocriação dos produtos foi realizada por meio de seis sessões, com grupos de dois a três participantes, totalizando 15 colaboradoras(es), as(os) quais discutiram todos os componentes do produto educacional. Para desenvolvimento dos recursos metodológicos que compõem a Matriz, foram estabelecidos quatro marcos temporais: o ingresso, o meio-termo, a conclusão e o egresso. A Matriz Metodológica para Gestão do Relacionamento com Egressas(os) é um grande compilado de quesitos avaliativos que podem servir tanto para os PPGs avaliarem seus desempenhos em diversos eixos, quanto para discentes e egressas(os) se autoavaliarem. Como proposta de aplicação da matriz, indica-se o uso de gráficos do tipo “roda da vida”, os quais resumem quesitos avaliativos e permitem um diagnóstico para o programa e uma autoavaliação para a(o) discente/egressa(o). Espera-se que este produto seja um elemento agregador para os PPGs e fomente o trabalho colaborativo e integrado de gestão entre coordenadoras(es) e secretárias(os) de pós-graduação. Já o Catálogo de Estratégias para Gestão de Relacionamento com egressas(os) é uma coletânea de ações mapeadas durante a pesquisa com o objetivo de sugerir ideias práticas para que o PPG possa implantar na sua gestão. E, a fim de verificar qual a situação do PPG sobre o tema das(os) egressas(os), foi proposto o recurso Gráfico de Percepção, que possibilita um diagnóstico rápido e objetivo, que pode ser feito por toda a comunidade do programa. Espera-se que este produto seja um elemento agregador para os PPGs e fomente o trabalho colaborativo e integrado de gestão entre coordenadoras(es) e secretárias(os) de pós-graduação. Links para acesso: https://drive.google.com/file/d/1Dhk0QjMZpBmoHErhcbDz2rS1AadkFyls/view https://drive.google.com/file/d/1sckCGPNb8QzZsnOqeQO50BysaHuDSoBC/view | - |
Tamanho: dc.format.extent | 24,8 MB; 8,1 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egressas(os) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amazônia | - |
Título: dc.title | MATRIZ METODOLÓGICA PARA GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM EGRESSAS(OS) DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPA e CATÁLOGO DE ESTRATÉGIAS PARA GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM EGRESSAS(OS) DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons