Possibilidades para inclusão no ensino superior: formação continuada na perspectiva da deficiência visual (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorAzambuja, Michelle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-30T12:33:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-30T12:33:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-22-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720761-
Resumo: dc.description.abstractA você, que tem em mãos este material, posso assegurar, depois de realizar uma leitura sistemática e avaliativa do presente e-book, que ele é fruto de uma pesquisa atual, sendo de extrema valia para professores, pois a pesquisa empírica apresenta uma original reflexão sobre a estrutura de um curso que visou à formação continuada de docentes do Ensino Superior sobre aspectos que visam ao acesso e permanência da pessoa com DV nas universidades. Pode-se dizer que o trabalho que se voltou a explorar a deficiência visual e converte-se em um instrumento de grande valia para fomentar ainda mais o debate sobre a formação de professores, mas de forma ampla, uma vez que explora processos de ensino e aprendizagem que derivam da troca e da produção de saberes quando o tema é a inserção e o acolhimento de pessoas com deficiência nos centros educacionais de ensino. Vale dizer que o tema tratado, muito embora esteja nas rodas de discussões em universidades e formações pedagógicas, ainda carece de debates contínuos, diante das peculiaridades que se encontram nas instituições escolares e universidades, visto que a demanda cresceu nos últimos anos e necessita-se cada vez mais de profissionais que estejam habilitados para formar alunos que apresentam alguma deficiência. Fica evidente que ao discutir sobre a cegueira e a baixa visão, a autora amparou suas análises em estudiosos da área, baseou-se em estatísticas consolidadas no campo acadêmico, bem como em documentos oficiais que legitimam e validam sua original reflexão no campo escolhido. Indubitavelmente, este e-book, ainda que não encerre análises ou respostas para dúvidas, reforça as discussões contemporâneas para o entendimento da educação inclusiva no campo da DV, uma vez que agregou aspectos relacionados à deficiência e às políticas públicas, principalmente quando delineou um precioso histórico da Lei Brasileira de Inclusão para a Pessoa com Deficiência, bem como da trajetória dos centros de atendimentos brasileiros para cegos. Com a pesquisa realizada é possível apreender, sobremaneira, que o sistema de uma educação inclusiva não deve abranger apenas uma matrícula para a pessoa com deficiência visual, mas sim, tecnologias assistivas que contribuam para uma boa formação profissional dos estudantes que passam pelos bancos da universidade. Sem titubear, asseguro que o material vai além da pesquisa de campo e reflexões teóricas, pois ao levantar questões sobre a deficiência visual, mostrou seu intuito em agregar uma conscientização social no campo da convivência e dos aspectos comportamentais quando professores e comunidade acadêmica recebem um estudante com deficiência visual em universidades. É notório que a pesquisa da fisioterapeuta e professora universitária Vanessa do Carmo discute, além da deficiência visual, a diversidade de experiências e contextos de práticas inclusivas, o que se configura como um dos debates mais urgentes para este século XXI, o qual está quebrando barreiras e preconceitos na direção de uma sociedade que abre espaços para a pessoa com deficiência, valorizando a qualidade e a equidade. Muito embora ainda persistam os obstáculos, é possível afirmar que a sociedade brasileira avançou, mesmo que de forma lenta, na ampliação da inclusão escolar, do atendimento prioritário, do esporte paralímpico, do turismo, entre outras áreas que englobam a pessoa com DV. Na tarefa de organizar este material, a autora materializa pensamentos passíveis de mobilizar não só a área pedagógica e de formação educacional, mas a de discentes que vivenciam ou vivenciarão a experiência de conviver com pessoas com DV em algum momento de sua trajetória estudantil. Para finalizar, avalio que este livro oferece uma contribuição primorosa para o debate das questões que envolvem a educação inclusiva e as práticas pedagógicas que se realizam nos mais diversos centros educacionais do Brasil.pt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Título: dc.titlePossibilidades para inclusão no ensino superior: formação continuada na perspectiva da deficiência visual (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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