O software Algodoo como possibilidade para o ensino de física (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Marcos Cesar Danhoni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-30T12:21:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-30T12:21:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-22-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720760-
Resumo: dc.description.abstractO Algodoo é um acrônimo das palavras em inglês Algorithm e Do (“algoritmo” e “fazer”). Trata-se de um programa de simulação desenvolvido inicialmente por Emil Ernerfeldt da Universidade Umea, Suécia, em 2008, como parte de sua dissertação de Mestrado. O Programa nasceu com o nome Phun, o que lembra a palavra inglesa Fun (“diversão”). Era um programa interativo de simulação de situações físicas em 2D. Em 2009, o Phun, que já tinha se tornado viral no youtube, transforma-se na sua versão hoje conhecida como Algodoo. Em 2011 foi lançada uma edição educativa do Programa e, em 2017, um novo sistema 3 D chamado de Algoryx Momentum, ainda pelo seu inventor, Emil Ernerfeldt. A primeira pesquisadora da área de educação a usar o Programa no Brasil foi a Professora Eloá dei Tós Germano, ao desenvolver sua dissertação de Mestrado (no PPGECT da UTFPR-PG), intitulada O software Algodoo como material potencialmente significativo para o ensino de Física: simulações e mudanças conceituais possíveis, defendida em 2016. A dissertação gerou outros trabalhos, especialmente junto à UTFPR, campus de Campo Mourão. Além do uso em situações corriqueiras de sala de aula pela própria Profa. Eloá Germano. Ao redor do mundo o Algodoo continua sendo usado e pesquisado em situações de investigação de processos de ensino-aprendizagem, com produção de material tanto de pesquisa (artigos, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado) quanto de ensino (salas de aula, livros de divulgação, workshops, etc.). O livro que ora se apresenta é um trabalho de divulgação das potencialidades do Algodoo em situações de ensino de Física, permitindo aos alunos explorar os conceitos que possam surgir de situações práticas e imaginadas, motivando-os a se engajarem criativamente em sala de aula. O Algodoo insere-se numa proposta de aprendizagem construtivista, proporcionando, pela simulação, uma ampla possibilidade de aprendizado efetivo diante das situações prováveis dos diferentes fenômenos que formam o universo físico.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftwarept_BR
Título: dc.titleO software Algodoo como possibilidade para o ensino de física (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais