
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | CUNHA, JANIELE FRANÇA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PAULINELLI, MAYSA DE PÁDUA TEIXEIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-26T15:30:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-26T15:30:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720590 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The general objective of this work is to carry out a methodological analysis of the digital meme genre, through the application of genre analysis categories elaborated by Motta-Roth (2011) and others, articulated to theoretical aspects formulated by Bakhtin (2011). In this sense, the analysis undertaken here starts from the production conditions of the genre, to then contemplate its compositional structure, its thematic content and its style. As a research problem, the following question was proposed: how is the digital meme genre characterized, in view of its specific characteristics, such as production conditions, compositional structure, thematic content and style? To find possible answers to this question, initially, a bibliographical survey was carried out regarding genres, genres and multimodality and digital genres, with the consultation of authors such as Bakhtin (2011), Motta-Roth (2011), Marcuschi (2005) and Rojo and Barbosa (2015), among others. Then, several websites and social networks were consulted for the selection of memes and subsequent composition of the corpus; finally, the theoretical categories were applied to analyze the selected corpus. Thus, in methodological terms, the research can be defined as qualitative, applied in nature, with bibliographic procedures and the objective of describing and analyzing the corpus composed of digital memes, with thematic content focused on female empowerment. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gêneros | pt_BR |
| Título: dc.title | A PROPOSAL FOR A METHODOLOGICAL ANALYSIS OF THE DIGITAL MEME GENRE (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| uma-proposta-de-analise-metodologica-do-genero-digital-meme.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720590/1/uma-proposta-de-analise-metodologica-do-genero-digital-meme.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: