Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, NÁDIA LUZ DE SOUZA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEDRO, MARIA ZITAMAR | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, MARIANA CAMPOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SEVERINO, GABRIEL GONÇALVES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RAPOSO, DENISE MARIA DOS SANTOS PAULINELLI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-25T20:42:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-25T20:42:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720549 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This research aimed to investigate the development of participants in a core learning community that uses group dynamics functions integrated with values, through ecological learning in a pedagogical agroforestry with a focus on human relationships and the environment. The study was carried out with 41 participants, the community and students of a municipal elementary school located in the rural area in the countryside of the State of Mato Grosso, during 12 months. The research was guided by the following question: are there changes in human relationships in a learning community that applies values-integrated group dynamics functions? For the methodology, we opted for a qualitative approach, action research (THIOLLENT, 1685), with the use of observation scripts for the data collection process. The theoretical framework was based on studies by Pacheco (2021), Lima (1969), Götsch (1995) among others. The results of the research indicated changes in values in human relationships (autonomy, respect, among others) and showed the beginning of the process of consolidation of the group dynamics functions for the construction of the experience in cooperation. Based on the results of the survey, the participants showed an interest in continuity and prepared an Action Plan - 2022, for community training and humanizing learning with the methodology of learning community in pedagogical agroforestry, with the insertion of learning circles. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Human relations | pt_BR |
Título: dc.title | FORMATION OF A LEARNING COMMUNITY IN PEDAGOGICAL AGROFOREST (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FORMATION OF A LEARNING COMMUNITY IN PEDAGOGICAL AGROFOREST.pdf | 784,75 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720549/1/FORMATION OF A LEARNING COMMUNITY IN PEDAGOGICAL AGROFOREST.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: