Ciências Socialmente Aplicáveis: Integrando Saberes e Abrindo Caminhos VI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Artemispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Jorge-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Maria Amélia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-25T19:28:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-25T19:28:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editoraartemis.com.br/livro/2893/-
identificador: dc.identifier.otherCiências Socialmente Aplicáveis: Integrando Saberes e Abrindo Caminhos VIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720536-
Resumo: dc.description.abstractSeguindo a lógica dos livros anteriores, o sexto volume desta coleção procura apresentar ao leitor uma coletânea de artigos sobre problemáticas que são transversais – intra e transdisciplinares – no campo das ciências sociais aplicadas. Podendo ser discutível, na metodologia seguida na organização deste volume procurou-se privilegiar artigos que abordassem novas tendências e/ou problemáticas transversais relevantes, adotassem metodologias mais holísticas e/ou modelos de investigação aplicada, apresentassem estudos de caso nacionais e/ou internacionais e procurassem ser reflexivos, bem como os artigos sobre a razão do próprio ensino e aprendizagem. Nesse quadro, o presente volume está organizado em dois grandes eixos – o da Educação Ambiental e Sustentabilidade e o do Ensino e Aprendizagem. Na construção da estrutura de cada eixo procurou-se seguir uma lógica em que cada artigo possa contribuir para uma melhor compreensão do artigo seguinte, gerando-se um fluxo de conhecimento acumulado que se pretende fluido e em espiral crescente. Assim, o eixo Educação Ambiental e Sustentabilidade é constituído por um conjunto de dez artigos. Na sociedade esta temática constrói-se a partir de múltiplas práticas, nas famílias e nas empresas, sendo, quanto a estas últimas, um poderoso instrumento de incremento da competitividade. Assim, os artigos repartem-se pela inserção da temática em programas de ensino de nível superior, economia circular, cultura organizacional, cenários digitais, artefactos construídos com apoio de políticas de desenvolvimento regional que procuram também reduzir custos de produção e manutenção dos mesmos. O eixo Ensino e Aprendizagem junta um conjunto de dez artigos que, em comum, contribuem para a construção da responsabilidade social e ambiental, através do melhor uso dos recursos da natureza. Assim, o conjunto dos artigos revela que a alfabetização e aprendizagem tem padrões de actuação e modelos que conduzem à alfabetização e motivam práticas docentes inclusivas, com impacto nas políticas de emprego na economia. Com a disponibilização deste livro e seus artigos esperamos que os mesmos gerem inquietude intelectual e curiosidade científica, procurando a satisfação de novas necessidades e descobertas, motor de todas as fontes de inovação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20.652 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoen_USpt_BR
Idioma: dc.language.isoespt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – PESQUISA – BRASIL. 2. ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO CONHECIMENTO.pt_BR
Título: dc.titleCiências Socialmente Aplicáveis: Integrando Saberes e Abrindo Caminhos VIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeplanilhapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typemapapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons