Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Artemis | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Carvalho, Régis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-25T18:15:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-25T18:15:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editoraartemis.com.br/livro/2891/ | - |
identificador: dc.identifier.other | Cantos da Contemporaneidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720527 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro é um desdobramento da dissertação de mestrado aprovada diante do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Minas Gerais em 2018. Aqui abordamos alguns desafios que o cantor encontra frente ao repertório vocal contemporâneo de concerto. De modo geral, as universidades e conservatórios de música no Brasil não incorporaram a música vocal contemporânea em seus programas de ensino. Tal situação colabora para que o cantor interessado neste repertório encontre poucos referenciais para interpretá-lo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo contribuir para formação de um núcleo de conhecimento sobre a vocalidade na música de concerto dos séculos XX e XXI, desvelando questões acerca da performance e dos recursos vocais utilizados. Buscamos compreender os fatores sociais e históricos que impulsionaram o surgimento deste gênero musical. Fizemos uma revisão de partituras de compositores como Berio, Ligeti, John Cage, dentre outros, para compreender quais recursos vocais são requisitados nestas obras. Também descrevemos um experimento de colaboração com um compositor na criação de uma peça vocal contemporânea e disponibilizamos entrevistas com o cantor Eládio Pèrez-Gonzales e com o compositor Rafael Felício. Embora acessível para o público geral, acreditamos que este trabalho interessa especialmente a cantores e professores de canto que se dedicam ao repertório de música contemporânea. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.676 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. ARTES. 2. CANTO (MÚSICA). 3. CONCERTOS MUSICAIS. | pt_BR |
Título: dc.title | Cantos da Contemporaneidade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Cantos da Contemporaneidade.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720527/2/Cantos da Contemporaneidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons