A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO COLÉGIO ESTADUAL TATUQUARA: UMA ANÁLISE EM POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARLOS, MARISTELA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-24T12:56:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-24T12:56:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Maristela Carlos_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720410-
Resumo: dc.description.abstractA educação para as relações étnico-raciais garantiu maior espaço de atuação com a promulgação da Lei n° 10.639/03 que versa sobre o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Em meio a essa conjuntura para uma educação antirracista, a Secretaria do Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) instituiu em 2010 as Equipes Multidisciplinares (EMDs), as quais corroboraram para a implementação das Leis e Diretrizes Nacionais Educacionais sobre a Diversidade Étnico-Racial Brasileira. Dentro deste contexto, o objetivo desta pesquisa se centralizou na mediação pedagógica feita pelos docentes do ensino médio dos conteúdos referentes à Educação das Relações Étnico-Raciais para com os estudantes, tendo como estrutura ou base a atuação da Equipe Multidisciplinar de 2019 do Colégio Estadual Tatuquara, localizado na periferia da cidade de Curitiba-PR. Como amparo teórico e conceitual, esta investigação recorreu às reflexões e análises do campo das políticas públicas, das questões étnico-raciais e culturais no campo educacional, além da revisão de leis e diretrizes nacionais e estaduais no que concerne a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). A metodologia para realização deste trabalho foi pautada pela pesquisa de tipo qualitativa, através da participação observante da pesquisadora em campo e da descrição do planejamento e das ações dos docentes junto aos jovens estudantes sob o amparo legal da Equipe Multidisciplinar da instituição. O resultado desta análise ratifica a necessidade da continuidade e do aprimoramento de ações voltadas para a Educação das Relações Étnico-Raciais e da Lei n° 10.639/03, pois estas práticas legais e, no caso específico paranaense da atuação das Equipes Multidisciplinares, possuem experiências exitosas e ações potenciais que contribuem para a formação cidadã de toda a comunidade escolar envolvida. Por fim, o caminho percorrido desta pesquisa sinaliza a possibilidade de uma educação escolar que busca, através de políticas públicas afirmativas, a existência de uma sociedade pluriétnica, oposta ao racismo estrutural vigente que precisa ser extirpado das práticas sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.557 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEquipes Multidisciplinares. Lei n°10.639/03. Políticas públicas.pt_BR
Título: dc.titleA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO COLÉGIO ESTADUAL TATUQUARA: UMA ANÁLISE EM POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFSOCIOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePROFSOCIOpt_BR
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