Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARLOS, MARISTELA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-24T12:56:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-24T12:56:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Maristela Carlos_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720410 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação para as relações étnico-raciais garantiu maior espaço de atuação com a promulgação da Lei n° 10.639/03 que versa sobre o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Em meio a essa conjuntura para uma educação antirracista, a Secretaria do Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) instituiu em 2010 as Equipes Multidisciplinares (EMDs), as quais corroboraram para a implementação das Leis e Diretrizes Nacionais Educacionais sobre a Diversidade Étnico-Racial Brasileira. Dentro deste contexto, o objetivo desta pesquisa se centralizou na mediação pedagógica feita pelos docentes do ensino médio dos conteúdos referentes à Educação das Relações Étnico-Raciais para com os estudantes, tendo como estrutura ou base a atuação da Equipe Multidisciplinar de 2019 do Colégio Estadual Tatuquara, localizado na periferia da cidade de Curitiba-PR. Como amparo teórico e conceitual, esta investigação recorreu às reflexões e análises do campo das políticas públicas, das questões étnico-raciais e culturais no campo educacional, além da revisão de leis e diretrizes nacionais e estaduais no que concerne a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). A metodologia para realização deste trabalho foi pautada pela pesquisa de tipo qualitativa, através da participação observante da pesquisadora em campo e da descrição do planejamento e das ações dos docentes junto aos jovens estudantes sob o amparo legal da Equipe Multidisciplinar da instituição. O resultado desta análise ratifica a necessidade da continuidade e do aprimoramento de ações voltadas para a Educação das Relações Étnico-Raciais e da Lei n° 10.639/03, pois estas práticas legais e, no caso específico paranaense da atuação das Equipes Multidisciplinares, possuem experiências exitosas e ações potenciais que contribuem para a formação cidadã de toda a comunidade escolar envolvida. Por fim, o caminho percorrido desta pesquisa sinaliza a possibilidade de uma educação escolar que busca, através de políticas públicas afirmativas, a existência de uma sociedade pluriétnica, oposta ao racismo estrutural vigente que precisa ser extirpado das práticas sociais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.557 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Equipes Multidisciplinares. Lei n°10.639/03. Políticas públicas. | pt_BR |
Título: dc.title | A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO COLÉGIO ESTADUAL TATUQUARA: UMA ANÁLISE EM POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFSOCIO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROFSOCIO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons