Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, JULIO CESAR GOMES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-24T12:44:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-24T12:44:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Júlio Cesar Gomes Santos_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720407 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de canais do youtube e sites entre professores que atuam com o ensino de Sociologia na educação básica. A pesquisa foi realizada buscando identificar se estes recursos compõem o itinerário pedagógico destes profissionais, ou seja, se no processo de planejamento e exposição de temáticas aos estudantes esses profissionais fazem uso destas páginas. O principal método empregado foi a aplicação de um questionário virtual com quarenta e uma (41) perguntas, respondido por sessenta e quatro (64) docentes, provenientes de seis (06) diferentes estados do Brasil e atuantes no ensino da Sociologia em escolas de quarenta e duas (42) cidades do país. O tratamento dos dados indicou que os docentes alcançados pela pesquisa recorrem a sites e canais do Youtube com frequência em busca de materiais complementares ao planejamento das aulas e que possam instigar os estudantes. Para além disso, os resultados deste trabalho identificaram que entre os sites e canais mencionadas, existe a predominância do Café com Sociologia e o Sociologia Animada. Por esse motivo, foram estas duas páginas as que analisamos. Reconhecendo-se as limitações da pesquisa em não identificar todas as potencialidades no uso destes recursos na prática docente, mas por outro lado, percebemos o quanto o cenário descrito apresenta o uso da internet como uma via que se aproxima cada vez mais do universo escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Internet. Prática docente. Ensino de Sociologia. | pt_BR |
Título: dc.title | CANAIS E SITES DE ENSINO DA SOCIOLOGIA COMO FERRAMENTAS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFSOCIO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROFSOCIO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons