CANAIS E SITES DE ENSINO DA SOCIOLOGIA COMO FERRAMENTAS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, JULIO CESAR GOMES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-24T12:44:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-24T12:44:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Júlio Cesar Gomes Santos_Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720407-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar o uso de canais do youtube e sites entre professores que atuam com o ensino de Sociologia na educação básica. A pesquisa foi realizada buscando identificar se estes recursos compõem o itinerário pedagógico destes profissionais, ou seja, se no processo de planejamento e exposição de temáticas aos estudantes esses profissionais fazem uso destas páginas. O principal método empregado foi a aplicação de um questionário virtual com quarenta e uma (41) perguntas, respondido por sessenta e quatro (64) docentes, provenientes de seis (06) diferentes estados do Brasil e atuantes no ensino da Sociologia em escolas de quarenta e duas (42) cidades do país. O tratamento dos dados indicou que os docentes alcançados pela pesquisa recorrem a sites e canais do Youtube com frequência em busca de materiais complementares ao planejamento das aulas e que possam instigar os estudantes. Para além disso, os resultados deste trabalho identificaram que entre os sites e canais mencionadas, existe a predominância do Café com Sociologia e o Sociologia Animada. Por esse motivo, foram estas duas páginas as que analisamos. Reconhecendo-se as limitações da pesquisa em não identificar todas as potencialidades no uso destes recursos na prática docente, mas por outro lado, percebemos o quanto o cenário descrito apresenta o uso da internet como uma via que se aproxima cada vez mais do universo escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentKBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInternet. Prática docente. Ensino de Sociologia.pt_BR
Título: dc.titleCANAIS E SITES DE ENSINO DA SOCIOLOGIA COMO FERRAMENTAS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFSOCIOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePROFSOCIOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons