ALMANAQUE DA VIZINHANÇA : VILA CRUZEIRO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO-
Autor(es): dc.contributor.authorMATTOS, Maria Alice Garcia de; LINS, Mônica Regina Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-24T01:23:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-24T01:23:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-23-
identificador: dc.identifier.otherAlmanaque da Vizinhança: Vila Cruzeiro-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720398-
Resumo: dc.description.abstractHá territórios que conversam. Mais que isso, há espaços que nos acolhem e fazem parte de nós, ao passo que pertencemos a eles. O Almanaque da Vizinhança recebe esta alcunha a partir da percepção, durante a feitura deste trabalho, de que não é possível falar de Vila Cruzeiro sem falar do universo que a afeta e por ela é afetado. Tratamos neste trabalho a Vila como centralidade, O Almanaque da Vizinhança nasce no Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica do PPGEB CAp-UERJ e é parte integrante da pesquisa intitulada "Vila Cruzeiro, escolas e movimentos sociais: múltiplas narrativas sobre o território, a vizinhança e a história local", produzida pela Profª. Maria Alice Mattos, sob orientação da Profª. Drª. Mônica Lins. O material aborda pontos da história da Favela Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, Subúrbio carioca; apresenta alguns equipamentos urbanos e produções coletivas que constituem os territórios e os sujeitos pesquisados na dissertação que integra. No Almanaque da Vizinhança, apresentamos uma produção imagética e textual, que costura passado e presente, com o objetivo de interceder pela construção de um Projeto Político Educacional Local, através de uma Pedagogia Territorial, que envolva os trabalhos desenvolvidos no território da Vila Cruzeiro, indo ao encontro da valorização da história local, das produções coletivas a partir dos movimentos sociais e dos espaços a serem ocupados. Apresentamos algumas sugestões de intervenções pedagógicas e deixamos espaços que podem ser copiados e redimensionados para desenvolvimento de atividades complementares, através do registro de curiosidades e anexo de imagens, tornando-o/a, assim, coautor/coautora deste material. Almejamos transitar por todo afetamento que a circunda: os bairros da Penha e Complexo do Alemão; os morros e favelas da área denominada como Complexo da Penha - Morros da Fé, Paz, Sereno, Caixa D'Água, Caracol, Chatuba e Grotão -, além da própria Vila Cruzeiro subdividida nas denominações próprias das territorialidades constituídas ali: Cariri, Merendiba, Cascatinha, Vacaria, Favelinha, Terra Prometida, Bairro 13. Alguns desses territórios surgirão mapeados ao longo dessas páginas, outros são citados pelos sujeitos entrevistados através de suas histórias, corroborando, assim, com os afetamentos sinalizados.-
Tamanho: dc.format.extent78.575 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectFavela-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia territorial-
Palavras-chave: dc.subjectHistória local-
Palavras-chave: dc.subjectVila Cruzeiro-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Título: dc.titleALMANAQUE DA VIZINHANÇA : VILA CRUZEIRO-
Tipo de arquivo: dc.typeimagem-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Tipo de arquivo: dc.typemapa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICA - CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL - PPGEB-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRODUTO FINAL DE CONCLUSÃO DO CURSO-
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