
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SALSA, IVONE DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, FRANCISCO MOISÉS CÂNDIDO DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | JUNIOR, IVONALDO SILVESTRE DA SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-23T11:37:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-23T11:37:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720324 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | The National Secondary Education Examination – ENEM was created in 1998 with the purpose of evaluating the performance of graduates from the last stage of basic education in Brazil. However, today, this exam has taken on a relevant position as it has become the main gateway to undergraduate courses for the overwhelming majority of Brazilian universities. The initial hypothesis – seed of this debate – is that some statistical variables can influence the rate of correct answers in the ENEM, especially the variables linked to socioeconomic conditions. In this research, we seek to identify these variables, considering only the percentages of correct answers in two areas of knowledge: Languages, Codes and their Technologies, and Mathematics and their Technologies. Furthermore, it is important to point out that the participants of this investigation are those candidates who managed to enter the ‘’Universidade Federal do Rio Grande do Norte’’ - UFRN in 2018 through ENEM. The discussions woven here were supported by concepts inherent to Descriptive Statistics, measures of Central Tendency and the graphical resources of the Histogram and the Box Diagram. Among the variables studied, it was found that “father's education”; “mother's education”; “Internet availability” and “family income” influenced the ENEM correct answers. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chave: ENEM; Percentage of correct answers; Variables. | pt_BR |
| Título: dc.title | A statistical study about factors that can influence the rate of correct answers in the ENEM (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: