Educação Inclusiva: um estudo das concepções, estratégias metodológicas e dificuldades dos professores no trabalho pedagógico com crianças portadoras dos transtornos do espectro autista (TEA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Leiliane da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-22T23:45:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-22T23:45:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-22-
identificador: dc.identifier.otherEducação inclusiva um estudo das concepções-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720320-
Resumo: dc.description.abstractO livro intitulado “Educação inclusiva: um estudo das concepções, estratégias metodológicas e dificuldades dos professores no trabalho pedagógico com crianças portadoras dos transtornos do espectro autista (TEA)” escrita por Leiliane da Silva Barbosa egressa da Universidad Desarrollo Sustentable. A autora analisou as tensões que os professores sentem ao lidarem com crianças autistas e as metodologias utilizadas pelos os mesmos para com esses alunos. Para tanto, utilizou como metodologia a pesquisa descritiva qualitativa, com aplicação de entrevista semiestruturada, envolvendo oito professores de uma escola da rede privada, na cidade de Arcoverde-PE. A autora apresentou uma análise sobre algumas características do Transtorno do Espectro Autista indicadas em diferentes referências. Nesse sentido, ela destaca os seguintes aspectos: histórico, as mudanças de nomenclatura ao longo do tempo, suas caracterizações em diferentes alicerces, assim como a relação entre autismo e escolarização. A autora faz também uma reflexão sobre a função da escola e o papel do professor frente à inclusão de crianças portadoras do TEA. Nesse sentido, a autora ressalta que a função do professor nesse ponto de vista, é tornar possível a socialização da criança com autismo na sala de aula e adaptar a sua metodologia para atender as necessidades dos mesmos. Contudo, a autora faz uma análise sobre o autismo: causa, sintomas e níveis de desenvolvimento, dando ênfase ao autismo infantil, além de destacar sobre os adolescentes e adultos autistas. Além disso, a autora aborda também sobre as metodologias aplicadas em sala como atividade para crianças autista, destacando os métodos de intervenção de aprendizagem, cultura da escola e o processo de inclusão.-
Tamanho: dc.format.extent2008-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectConcepções, estratégias metodológicas e dificuldades-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos do Espectro Autista-
Título: dc.titleEducação Inclusiva: um estudo das concepções, estratégias metodológicas e dificuldades dos professores no trabalho pedagógico com crianças portadoras dos transtornos do espectro autista (TEA)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons