Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Francisco das Chagas Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-20T23:36:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-20T23:36:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Oficina pedagógica para aprimoramento do projeto integrador | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720305 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta do nosso produto educacional foi uma oficina educativa, viabilizando a reflexão e um entendimento melhor do Projeto Integrador. Dessa forma, a oficina pedagógica tratou de um espaço de construção coletiva e criativa do conhecimento, de análise crítica da realidade e de trocas de experiências. Foi um espaço de construção coletiva em que teoria e prática se articulou para a efetivação de uma práxis transformadora. Logo, a oficina de conhecimentos, dividida em quatro encontros, foi ofertada aos docentes que atuam no Curso Técnico de Nível Médio em Edificações na forma integrada presencial, do IFRN/Campus Mossoró, os quais participaram professores da área técnica e da formação geral propedêutica, com o propósito de investigar a compreensão que eles possuem a respeito da prática do PI e da concepção de interdisciplinaridade presente no PPCE e no PPP do IFRN, referente a essa prática, possibilitando, assim, a tais educadores refletirem e aprimorarem suas práticas no PI, de acordo com o que regem os documentos estudados em relação à interdisciplinaridade. Os quatro encontros alusivos à oficina foram realizados uma vez por semana, teve carga horária total de 12 horas, com exceção do tempo destinado ao planejamento, avaliação e organização do material a serem utilizados em cada encontro, sendo integralmente remoto. Como nossa pesquisa de intervenção pedagógica aconteceu somente em ambiente virtual, tivemos momentos assíncronos (que não ocorrem ao mesmo tempo) e síncronos (que ocorre em tempo real) para sua execução. Em relação à distribuição de sua carga horária total, deu-se da seguinte forma: 3 horas semanais, sendo 2h para atividades síncronas (encontros virtuais com palestras e convidados que abordaram o tema pesquisado), e 1h para a realização das atividades assíncronas, (leituras, atividades, entre outras demandas que se fizeram necessárias para literal compreensão do tema). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18 p | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto integrador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | Oficina pedagógica para aprimoramento do projeto integrador | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Mestrado Profissional em Rede Nacional) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE ProfEPTIFRN - Ceiça.pdf | 994,36 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720305/2/PE ProfEPTIFRN - Ceiça.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons