Oficina pedagógica para aprimoramento do projeto integrador

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Francisco das Chagas Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-20T23:36:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-20T23:36:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-30-
identificador: dc.identifier.otherOficina pedagógica para aprimoramento do projeto integradorpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720305-
Resumo: dc.description.abstractA proposta do nosso produto educacional foi uma oficina educativa, viabilizando a reflexão e um entendimento melhor do Projeto Integrador. Dessa forma, a oficina pedagógica tratou de um espaço de construção coletiva e criativa do conhecimento, de análise crítica da realidade e de trocas de experiências. Foi um espaço de construção coletiva em que teoria e prática se articulou para a efetivação de uma práxis transformadora. Logo, a oficina de conhecimentos, dividida em quatro encontros, foi ofertada aos docentes que atuam no Curso Técnico de Nível Médio em Edificações na forma integrada presencial, do IFRN/Campus Mossoró, os quais participaram professores da área técnica e da formação geral propedêutica, com o propósito de investigar a compreensão que eles possuem a respeito da prática do PI e da concepção de interdisciplinaridade presente no PPCE e no PPP do IFRN, referente a essa prática, possibilitando, assim, a tais educadores refletirem e aprimorarem suas práticas no PI, de acordo com o que regem os documentos estudados em relação à interdisciplinaridade. Os quatro encontros alusivos à oficina foram realizados uma vez por semana, teve carga horária total de 12 horas, com exceção do tempo destinado ao planejamento, avaliação e organização do material a serem utilizados em cada encontro, sendo integralmente remoto. Como nossa pesquisa de intervenção pedagógica aconteceu somente em ambiente virtual, tivemos momentos assíncronos (que não ocorrem ao mesmo tempo) e síncronos (que ocorre em tempo real) para sua execução. Em relação à distribuição de sua carga horária total, deu-se da seguinte forma: 3 horas semanais, sendo 2h para atividades síncronas (encontros virtuais com palestras e convidados que abordaram o tema pesquisado), e 1h para a realização das atividades assíncronas, (leituras, atividades, entre outras demandas que se fizeram necessárias para literal compreensão do tema).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18 ppt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProjeto integradorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficina pedagógicapt_BR
Título: dc.titleOficina pedagógica para aprimoramento do projeto integradorpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT - Mestrado Profissional em Rede Nacional)pt_BR
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