
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | CRUZ, IVAN CORREA DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, MARCEL TREPTOW | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PERAZO, CRISTIANE LEMOS DOS REIS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BERGAMIM, ANICE AUGUSTA CARDOSO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | AUSTGULEN, SIMONE DO VALLE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SALLES, GIL FERNANDO DA COSTA MENDES DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CONCEIÇÃO, FLAVIA LUCIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-20T12:09:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-20T12:09:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-20 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720221 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Velocidade de onda de pulso (VOP) é um método simples, não invasivo e reprodutível de avaliar a rigidez arterial que é um fator cardiovascular independente e preditor de morbimortalidade em alguns grupos. Pacientes com síndrome dos ovários policísticos (SOP) formam um grupo heterogêneo e estão sob risco de apresentarem fatores de risco para doenças cardiovasculares. Nós avaliamos a VOP em um grupo de mulheres com SOP em idade fértil usando valores de acordo com a faixa etária para determinar a proporção de pacientes com exames alterados e correlacionar com características clínicas e comorbidades dessa população. Materiais e métodos Estudo transversal realizado no ambulatório de endocrinologia do Hospital Clementino Fraga Filho com mulheres entre 18 e 45 anos diagnosticadas com SOP. As pacientes apresentam os critérios de Rotterdam para SOP. Diagnóstico prévio de hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia, assim como o uso de medicações para essas comorbidades eram critérios d exclusão. Nós avaliamos VOP pelo aparelho Sphygmocor. Consideramos o valor de VOP > 10 m/s como alterado e comparamos os valores obtidos com o predito para as idades das pacientes. Resultados O estudo incluiu 32 pacientes com SOP. Dezessete pacientes tinham VOP maiores do que o predito para suas idades, perfazendo 53% de nossa população, mas todas com VOP abaixo de 10 m/s. As variáveis peso e IMC apresentaram uma tendencia a ter significado estatístico (p= 0.06 e p=0.09). As demais variáveis foram similares em amos os grupos. Não houve correlação positiva entre VOP e a presença ou ausência de síndrome metabólica ou o fenótipo da síndrome de ovários policísticos. Conclusão Nossa população apresentou valores elevados de VOP comparado ao predito para suas idades. Nossos resultados sugerem que há a possível correlação entre peso e o IMC de pacientes com SOP e valores elevados de VOP. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | risco cardiovascular | pt_BR |
| Título: dc.title | PWV in PCOS' patients (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| pwv-in-pcos-patients.pdf | 816,51 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720221/1/pwv-in-pcos-patients.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: