Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, ANA MARIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | KOBAYASHI, MARIA DO CARMO MONTEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-19T20:32:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-19T20:32:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Qualidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720209 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material destina-se a todos aqueles que priorizam a qualidade dos ambientes educacionais destinados às crianças nas instituições de Educação Infantil. O desenvolvimento deste instrumento de avaliação baseou-se principalmente pela busca de instrumentos, materiais e metodologias que pudessem, de forma clara e objetiva, propiciar o aprimoramento dos ambientes educacionais desenvolvidos para as crianças, para a garantia de práticas significativas e de experiências de desenvolvimento integral das crianças ao articularem os saberes das crianças aos diferentes conhecimentos. O Instrumento de Avaliação de Ambientes Institucionais para Crianças Pequenas, aqui apresentado, representa uma proposta de avaliação das possibilidades relacionadas ao fazer pedagógico pensado para as crianças pequenas, bem como para a definição de critérios necessários à garantia ou reflexão acerca da qualidade na Educação Infantil priorizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 201O), Os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil e os Indicadores Nacionais de Qualidade na Educação Infantil e compõe a pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, campus de Bauru, que tem como título: Critérios para a Qualidade na Educação Infantil – A Avaliação De Ambientes Institucionais Para Crianças Pequenas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,38 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Título: dc.title | Instrumento de Avaliação de Ambientes Institucionais para Crianças Pequenas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Infantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Qualidade.pdf | 8,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720209/2/Qualidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons