Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Suzana, Miranda Teles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-19T13:00:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-19T13:00:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Clássicos Literários e Memórias de Leitura | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720177 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional apresenta, por meio de um livro de memórias, os resultados de uma investigação sobre a recepção dos clássicos da literatura na Educação Básica, em dois formatos: do livro impresso e do livro digital, desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2019 a 2022, cujo produto final é a dissertação ―A Recepção de Clássicos da Literatura na Educação Básica: desafios e possibilidades no âmbito da docência‖. A coleta de dados ocorreu com alunos/as do 8° ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Francisco Magalhães Seixas da cidade de Piranhas-Goiás. As produções apresentadas estão divididas em duas partes: na primeira, consta o resultado das atividades realizadas por meio de ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19; na segunda parte, consta o resultado das atividades realizadas em ensino presencial. Fundamentado em teóricos que discorrem sobre a importância dos clássicos literários na formação do leitor, como Calvino (1997), Machado (2009) e Colomer (2017), e a respeito da recepção leitora, como Jauss (1979, 1990) e Iser (1996). Para a elaboração deste Produto, foram cumpridas três etapas: planejamento, execução das ações previstas no projeto de pesquisa e organização das produções dos/as alunos participantes da pesquisa, abordando a recepção dos clássicos da literatura na Educação Básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1059 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura de clássicos da literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recepção do jovem leitor | pt_BR |
Título: dc.title | Clássicos Literários e Memórias de Leitura | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CLÁSSICOS LITERÁRIOS E MEMÓRIAS DE LEITURA (2).pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720177/2/CLÁSSICOS LITERÁRIOS E MEMÓRIAS DE LEITURA (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons