Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Rafael Matos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-18T17:55:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-18T17:55:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_RafaelMatosdeCarvalho_Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720150 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Dentro do atual contexto brasileiro em que se discutem reduções de direitos, crescimento do revisionismo histórico, do negacionismo e de constantes flertes com o autoritarismo, o ensino de História pode potencializar o pensamento crítico dos estudantes estimulando o desenvolvimento da consciência histórica, no sentido em que o aluno possa se situar neste momento histórico, no desenvolvimento da formação histórica e a pensar historicamente sobre os processos de mudanças e sua influência no tempo presente. Observou-se as percepções de democracia e cidadania dos alunos analisando a presença do pensamento neoconservador e as interferências deste na formação da consciência histórica. Esta dissertação propõe o estudo da história da Constituição como recurso didático, observando conquistas e transformações dos direitos fundamentais ao longo da história, como forma de legitimar as conquistas sociais obtidas ao longo da história do Brasil. Almeja-se que a união entre o conhecimento histórico e o conhecimento sobre os princípios da Constituição Federal Brasileira de 1988 possa cooperar para a formação crítica dos estudantes e com a percepção do sentido político da participação social, bem como reafirmar a importância do regime democrático no país. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,56 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Direitos Fundamentais; Democracia; Consciencia Histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | Sobre conquista de direitos: a Constituição Federal como recurso didático nas aulas de história e na educação democrática de jovens da escola pública do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_RafaelMatosdeCarvalho_Final.pdf | 6,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720150/2/Dissertação_RafaelMatosdeCarvalho_Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons