Sobre conquista de direitos: a Constituição Federal como recurso didático nas aulas de história e na educação democrática de jovens da escola pública do Ensino Fundamental.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Rafael Matos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-18T17:55:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-18T17:55:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_RafaelMatosdeCarvalho_Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720150-
Resumo: dc.description.abstractDentro do atual contexto brasileiro em que se discutem reduções de direitos, crescimento do revisionismo histórico, do negacionismo e de constantes flertes com o autoritarismo, o ensino de História pode potencializar o pensamento crítico dos estudantes estimulando o desenvolvimento da consciência histórica, no sentido em que o aluno possa se situar neste momento histórico, no desenvolvimento da formação histórica e a pensar historicamente sobre os processos de mudanças e sua influência no tempo presente. Observou-se as percepções de democracia e cidadania dos alunos analisando a presença do pensamento neoconservador e as interferências deste na formação da consciência histórica. Esta dissertação propõe o estudo da história da Constituição como recurso didático, observando conquistas e transformações dos direitos fundamentais ao longo da história, como forma de legitimar as conquistas sociais obtidas ao longo da história do Brasil. Almeja-se que a união entre o conhecimento histórico e o conhecimento sobre os princípios da Constituição Federal Brasileira de 1988 possa cooperar para a formação crítica dos estudantes e com a percepção do sentido político da participação social, bem como reafirmar a importância do regime democrático no país.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,56 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Direitos Fundamentais; Democracia; Consciencia Histórica.pt_BR
Título: dc.titleSobre conquista de direitos: a Constituição Federal como recurso didático nas aulas de história e na educação democrática de jovens da escola pública do Ensino Fundamental.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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