PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTANDO O SOLO NO ENSINO DE QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiro- Instituto de Químicapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGerpe, Rosana L.-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Jussara L.-
Autor(es): dc.contributor.authorTamiasso, Priscila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-17T18:50:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-17T18:50:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTANDO O SOLO NA QUÍMICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720117-
Resumo: dc.description.abstractEsta sequência didática é o produto de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ, no qual você encontra sugestões para o ensino da química orgânica utilizando a contextualização e a transversalidade. A sequência didática contém 3 momentos, com duração de 12 aulas, sendo na EJA cada aula com 60 minutos e no ensino médio regular 50 minutos cada. O desenvolvimento desta sequência tem início através da apresentação de uma problemática: o uso do solo como fonte de vida que pode dialogar com a educação ambiental, a química orgânica e o debate sobre química verde. Para a construção das estratégias pedagógicas, foram utilizados os referenciais teóricos Paulo Freire e Edgard Morin. Com isso, espera-se que esse material possa contribuir principalmente nas atividades em sala de aula para 3ª série do ensino médio regular e educação de jovens e adultos (EJA). Desejamos uma boa apreciação do material e que ele possa contribuir para um melhor desenvolvimento de sua prática pedagógica. Começaremos com a proposição das perguntas temáticas incentivadoras do diálogo e/ou debate inicial. O ensino interdisciplinar de química, biologia, física e geografia amplia compreensão dos alunos sobre questões ambientais, como por exemplo o tema solo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.422 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação ambiental críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquímica do solopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsustentabilidade do solopt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTANDO O SOLO NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímica - ensino médiopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTANDO O SOLO NA QUÍMICA.pdfSEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTANDO O SOLO NO ENSINO DE QUÍMICA4,42 MBAdobe PDF/bitstream/capes/720117/2/SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTANDO O SOLO NA QUÍMICA.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons