Conceito de razão matemática: do empírico ao teórico

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSHIMIZU, Rossanne Ferreira Diniz-
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS, Marisa da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-17T16:25:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-17T16:25:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-24-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720083-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional configura-se como um caderno digital, denominado Conceito de razão matemática: do empírico ao teórico, que também será ofertado, com as devidas adaptações, no formato PDF. Contempla o componente curricular de Matemática, versando sobre conteúdo de razão matemática. No enredo temos uma personagem professora que, através da dialogicidade, conhece seus alunos – suas vivências, experiências, sonhos, dificuldades - e, a partir destas variáveis, cria situações desencadeadoras de aprendizagens que possibilitam o desenvolvimento conceitual de razão matemática. Os capítulos foram organizados na forma de momentos, da mesma forma como delineamos na organização e análise da AOE desenvolvida na dissertação. O ideal é que, em um primeiro momento, todo o percurso do caderno seja feito de maneira linear, mas há a possibilidade de se escolher os momentos com que se deseja interagir de maneira alternativa. Ao ter contato com o produto educacional aqui descrito, pode-se sugerir sua utilização a qualquer pessoa que tenha interesse em desenvolver o conhecimento sobre grandezas e razão matemática, visto que o mesmo foi elaborado buscando a autonomia do educando. Para o educador, deixamos como sugestão, indicar e incentivar a utilização do Caderno, fazendo, posteriormente, uma retomada dos pontos principais. Além disso, é possível que o educador faça a mediação de cada etapa da leitura, completando e potencializando as tarefas ou até os momentos, de acordo com sua realidade escolar. Em vista dessa propositura, esperamos que a utilização desse produto educacional, possibilite aos educandos, o máximo de superação das dificuldades elencadas neste trabalho, bem como um salto qualitativo rumo ao desenvolvimento do conceito de razão matemática e sua apropriação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,50 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConceitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRazão Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade orientadora de ensinopt_BR
Título: dc.titleConceito de razão matemática: do empírico ao teóricopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
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