Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande - FURG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Édson Passos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | IGNÁCIO, PATRÍCIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-17T13:53:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-17T13:53:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDSON_produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720061 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto é fruto de uma pesquisa realizada junto a professores e professoras de Matemática do 6º Ano do Ensino Fundamental de um município do Vale do Paranhana e Encosta da Serra do Estado do Rio Grande do Sul, em torno do tema Análise de Erros em Matemática. Trata-se de um caderno de apoio pedagógico, no formato de E-book, que tem a intencionalidade de provocar reflexões e discussões a respeito dos erros apresentados por estudantes de Matemática do 6º Ano em suas produções escritas ou verbais. O caderno de apoio é composto por capa, sumário, apresentação e quatro sessões, totalizando 28 páginas com as referências. Na apresentação é exposto o que se pretende alcançar com Ebook. Nas seções "Avaliação da Aprendizagem" e "Análise de Erro em Matemática: uma alternativa para superar dificuldades de aprendizagem" são retratados os temas avaliação e Análise de Erros de Matemática. Na seção "Para Pensar e Resolver: erros nas quatro operações com Números Naturais" são apresentadas e interpretadas produções escritas de estudantes de Matemática, assim como, indicada uma possíveis estratégia para superar o que foi constatado nas produções escritas analisadas. Na seção "Outros Exemplos de Estratégias Realizadas a partir da Análise de Erros em Matemática" são indicadas algumas ações utilizadas para superar dificuldades de aprendizagem da Matemática envolvendo operações com Números Naturais e Números Decimais e Resolução de Expressões Numéricas e Algébricas na etapa dos Anos Finais. Por último, são indicadas as referências utilizadas para elaboração do Caderno de Apoio Pedagógico: reflexões acerca do Erro em Matemática - 6º Ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,1Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Erro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de Apoio Pedagógico: reflexões acerca do erro em Matemática - 6º Ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPG em Ensino de Ciências Exatas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | NA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EDSON_produto.pdf | 6.4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720061/2/EDSON_produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons