Oficinas do Método Canguru: Relatório Técnico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-
Autor(es): dc.contributor.authorVale, Rafaela Costa Russo-
Autor(es): dc.contributor.authorAragaki, Sérgio Seiji-
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Harylia Millena Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-17T12:56:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-17T12:56:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-17-
identificador: dc.identifier.otherOficinas do Método Canguru: Relatório Técnico-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720033-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é relacionado à pesquisa de mestrado de Rafaela Costa Russo do Vale, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Seiji Aragaki, intitulada “Oficinas como estratégia de ensino do Método Canguru em um projeto de extensão universitária”, do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFAL. Dada a importância do Método Canguru (MC) na atenção qualificada e humanizada ao recém-nascido (RN) e à sua família, propomos melhorar a formação acerca deste modelo assistencial também à discentes da área da saúde. A princípio junto à participantes do projeto de extensão universitária “Nasci prematuro...e agora?” realizado por meio da UNCISAL, da UFAL e do HUPAA. Porém, estamos cientes de que as contribuições podem ser ampliadas para outras pessoas que estudam, pesquisam e trabalham com o MC. Assim, este relatório técnico tem como objetivo principal descrever o planejamento, a execução, a avaliação e a validação de oficinas pedagógicas como proposta de ensino do Método Canguru. Foram realizadas duas oficinas virtuais e participaram 15 discentes. No relatório técnico há detalhes da validação feita pelas participantes e por 2 especialistas com expertise nas áreas temática e ensino. Como resultado da proposta das oficinas constatamos que foram positivas, atenderam aos objetivos pretendidos e revelaram contribuições para o ensino-aprendizagem do MC. As atividades produziram reflexões e mais conhecimento para as participantes, além de ter trazido benefícios na qualificação da formação de futuros profissionais da saúde. Além do mais, consideramos que seria proveitoso oportunizar mais oficinas no projeto de extensão universitária trabalhado e em demais oportunidades com outros discentes e profissionais da área da saúde, a fim de contribuir em diferentes processos formativos de ensino do MC.-
Tamanho: dc.format.extent1204 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectRelatório técnico-
Palavras-chave: dc.subjectOficinas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Canguru-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais de ensino-
Título: dc.titleOficinas do Método Canguru: Relatório Técnico-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE - FAMED/UFAL-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO ACADÊMICO DE CONCLUSÃO DE CURSO-
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