Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vale, Rafaela Costa Russo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Aragaki, Sérgio Seiji | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Harylia Millena Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-17T12:56:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-17T12:56:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Oficinas do Método Canguru: Relatório Técnico | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/720033 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é relacionado à pesquisa de mestrado de Rafaela Costa Russo do Vale, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Seiji Aragaki, intitulada “Oficinas como estratégia de ensino do Método Canguru em um projeto de extensão universitária”, do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFAL. Dada a importância do Método Canguru (MC) na atenção qualificada e humanizada ao recém-nascido (RN) e à sua família, propomos melhorar a formação acerca deste modelo assistencial também à discentes da área da saúde. A princípio junto à participantes do projeto de extensão universitária “Nasci prematuro...e agora?” realizado por meio da UNCISAL, da UFAL e do HUPAA. Porém, estamos cientes de que as contribuições podem ser ampliadas para outras pessoas que estudam, pesquisam e trabalham com o MC. Assim, este relatório técnico tem como objetivo principal descrever o planejamento, a execução, a avaliação e a validação de oficinas pedagógicas como proposta de ensino do Método Canguru. Foram realizadas duas oficinas virtuais e participaram 15 discentes. No relatório técnico há detalhes da validação feita pelas participantes e por 2 especialistas com expertise nas áreas temática e ensino. Como resultado da proposta das oficinas constatamos que foram positivas, atenderam aos objetivos pretendidos e revelaram contribuições para o ensino-aprendizagem do MC. As atividades produziram reflexões e mais conhecimento para as participantes, além de ter trazido benefícios na qualificação da formação de futuros profissionais da saúde. Além do mais, consideramos que seria proveitoso oportunizar mais oficinas no projeto de extensão universitária trabalhado e em demais oportunidades com outros discentes e profissionais da área da saúde, a fim de contribuir em diferentes processos formativos de ensino do MC. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1204 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relatório técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficinas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método Canguru | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais de ensino | - |
Título: dc.title | Oficinas do Método Canguru: Relatório Técnico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE - FAMED/UFAL | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO ACADÊMICO DE CONCLUSÃO DE CURSO | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
OFICINAS DO MÉTODO CANGURU - RELATÓRIO TÉCNICO.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/720033/6/OFICINAS DO MÉTODO CANGURU - RELATÓRIO TÉCNICO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons