Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o professor e o Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o estudante

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília-
Autor(es): dc.contributor.authorGrossi, Fernando Antônio; Silva, Rosa Amélia;-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-15T23:56:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-15T23:56:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
identificador: dc.identifier.otherGuia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o professor e o Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o estudante-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719979-
Resumo: dc.description.abstractRESUMO: O produto educacional, o Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o professor e o Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o estudante, decorre de pesquisa sobre o feedback como estratégia de avaliação da escrita e incentiva a correção dialógica dos textos como atividade pedagógica. O produto é a soma dos dois Guias e da Ficha de Avaliação, na qual se registram os critérios de avaliação estabelecidos como procedimentos da revisão-avaliação que deve se materializar na compreensão do estudante. Compreende-se a avaliação de forma processual no trabalho pedagógico de reescrita, entendida como atitude responsiva à revisão do leitor- professor. Na avaliação, o professor identifica o erro e, no diálogo mediador, verifica, com o estudante, e o orienta acerca das possibilidades de refacção sem que se percam as intenções originais do texto. Na ficha de Avaliação, na qual o estudante registra o seu texto, há símbolos, para as indicações de correções necessárias, os quais são previamente construídos na aplicação cotidiana dos Guias. Nela o professor aponta o erro, primeiro, por comentário, depois de forma apenas indicativa, até que se desenvolva a habilidade da escrita e da reflexão sobre a habilidade de escrever. Isso impõe que os apontamentos devem ser claros e precisos e o professor deve se certificar da revisão. O Guia de Avaliação, na versão do professor, reúne orientações e explicações sobre mediação, avaliação processual e formativa e o registro da práxis. Busca-se, no todo, o aprendizado significativo e dialético que organiza a compreensão (ZDR) para o entendimento (ZDP). Os sujeitos envolvidos [professor/estudante], no apoio mútuo, superam a ingenuidade do erro por uma visão (crítica) balizada pela sensibilidade social (cultura). O guia do estudante reúne explicações para que ele possa entender que a escrita é processual e reflexiva. Este produto educacional é um recurso pedagógico para todo professor que trabalha com a produção escrita e atua como agente de letramento.-
Tamanho: dc.format.extent17,5 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação. Mediação. Feedback. Revisão. Reescrita.-
Título: dc.titleGuia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o professor e o Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o estudante-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseProdução de texto-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdução de texto-
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