Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Grossi, Fernando Antônio; Silva, Rosa Amélia; | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-15T23:56:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-15T23:56:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o professor e o Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o estudante | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719979 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RESUMO: O produto educacional, o Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o professor e o Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o estudante, decorre de pesquisa sobre o feedback como estratégia de avaliação da escrita e incentiva a correção dialógica dos textos como atividade pedagógica. O produto é a soma dos dois Guias e da Ficha de Avaliação, na qual se registram os critérios de avaliação estabelecidos como procedimentos da revisão-avaliação que deve se materializar na compreensão do estudante. Compreende-se a avaliação de forma processual no trabalho pedagógico de reescrita, entendida como atitude responsiva à revisão do leitor- professor. Na avaliação, o professor identifica o erro e, no diálogo mediador, verifica, com o estudante, e o orienta acerca das possibilidades de refacção sem que se percam as intenções originais do texto. Na ficha de Avaliação, na qual o estudante registra o seu texto, há símbolos, para as indicações de correções necessárias, os quais são previamente construídos na aplicação cotidiana dos Guias. Nela o professor aponta o erro, primeiro, por comentário, depois de forma apenas indicativa, até que se desenvolva a habilidade da escrita e da reflexão sobre a habilidade de escrever. Isso impõe que os apontamentos devem ser claros e precisos e o professor deve se certificar da revisão. O Guia de Avaliação, na versão do professor, reúne orientações e explicações sobre mediação, avaliação processual e formativa e o registro da práxis. Busca-se, no todo, o aprendizado significativo e dialético que organiza a compreensão (ZDR) para o entendimento (ZDP). Os sujeitos envolvidos [professor/estudante], no apoio mútuo, superam a ingenuidade do erro por uma visão (crítica) balizada pela sensibilidade social (cultura). O guia do estudante reúne explicações para que ele possa entender que a escrita é processual e reflexiva. Este produto educacional é um recurso pedagógico para todo professor que trabalha com a produção escrita e atua como agente de letramento. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 17,5 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação. Mediação. Feedback. Revisão. Reescrita. | - |
Título: dc.title | Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o professor e o Guia de Avaliação de textos Escritos - Conversando com o estudante | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Produção de texto | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de texto | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacionalGuiaparaavaliaçãodetexto.pdf | 17,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719979/1/ProdutoEducacionalGuiaparaavaliaçãodetexto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: