O ENSINO DE FUNÇÃO PERIÓDICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DAS UNIDADES ARTICULADAS DE RECONSTRUÇÃO CONCEITUAL - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOBATO, Fabricio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-13T18:56:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-13T18:56:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-12-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE FUNÇÃO PERIÓDICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DAS UNIDADES ARTICULADAS DE RECONSTRUÇÃO CONCEITUALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719943-
Resumo: dc.description.abstractA partir da pesquisa efetuada apresento reflexões acerca do processo de ensinoaprendizagem do conceito de Função Periódica. A pesquisa realizada é de caráter quantitativo e qualitativo. O texto apresentado é o relatório final da aplicação da sequência didática para o ensino do conceito de Função Periódica em uma Escola Pública de Belém-Pa pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Profissional de Matematica. Em busca na literatura por pesquisas relacionadas com as Funções Periódicas não obtive êxito, com isso pesquisei pelas funções trigonométricas e assim consegui entender como se dava o ensino-aprendizagem de fenômenos periódicos que são representados pela função seno e cosseno. O objeto de estudo estar centrado nas potencialidades de uma sequência didática para o conceito de Função Periódica e, partir do diálogo com a literatura da área foi adotado a seguinte questão de pesquisa: Que potencialidades apresenta uma Sequência Didática elaborada com base nas Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC’s) para o ensinoaprendizagem do conceito de função periódica? Além disso os objetivos foram alinhados na seguinte disposição: Geral e Especifico. Em termos metodológicos a pesquisa foi organizada teoricamente a parti da Teoria das Situações didática de Brousseau-TDS (2008), das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) que é constructo teórico de Cabral (2017) acerca da elaboração da sequência didática, da Analise Microgenética de Goés (2000) e da Análise do Discurso de Mortimer e Scott (2002). E com diálogos com base na revisão de literatura e o estudo do objeto matemático elaborei a sequência didática com três UARC’s especificamente para o ensino do conceito de função periódica. A aplicação do método de pesquisa consiste nas seguintes etapas: Teste de Conhecimentos Básicos, Oficina de Conhecimentos Necessários para a Sequência e Teste de Verificação de Aprendizagem. A aplicação da sequência didática foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, utilizei como instrumento de análise e coleta de dados a Analise Microgenética e Analise do Discurso. E por fim, os resultados apontam a partir da análise das interações verbais os indícios de aprendizagem necessários para indicar os benefícios e potencialidades da sequência didática acerca do aluno, professor e do saber, e assim gerar com essa pesquisa um produto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2051pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Periódicapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FUNÇÃO PERIÓDICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DAS UNIDADES ARTICULADAS DE RECONSTRUÇÃO CONCEITUAL - Dissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais