Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBATO, Fabricio da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-13T18:56:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-13T18:56:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE FUNÇÃO PERIÓDICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DAS UNIDADES ARTICULADAS DE RECONSTRUÇÃO CONCEITUAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719943 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A partir da pesquisa efetuada apresento reflexões acerca do processo de ensinoaprendizagem do conceito de Função Periódica. A pesquisa realizada é de caráter quantitativo e qualitativo. O texto apresentado é o relatório final da aplicação da sequência didática para o ensino do conceito de Função Periódica em uma Escola Pública de Belém-Pa pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Profissional de Matematica. Em busca na literatura por pesquisas relacionadas com as Funções Periódicas não obtive êxito, com isso pesquisei pelas funções trigonométricas e assim consegui entender como se dava o ensino-aprendizagem de fenômenos periódicos que são representados pela função seno e cosseno. O objeto de estudo estar centrado nas potencialidades de uma sequência didática para o conceito de Função Periódica e, partir do diálogo com a literatura da área foi adotado a seguinte questão de pesquisa: Que potencialidades apresenta uma Sequência Didática elaborada com base nas Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC’s) para o ensinoaprendizagem do conceito de função periódica? Além disso os objetivos foram alinhados na seguinte disposição: Geral e Especifico. Em termos metodológicos a pesquisa foi organizada teoricamente a parti da Teoria das Situações didática de Brousseau-TDS (2008), das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) que é constructo teórico de Cabral (2017) acerca da elaboração da sequência didática, da Analise Microgenética de Goés (2000) e da Análise do Discurso de Mortimer e Scott (2002). E com diálogos com base na revisão de literatura e o estudo do objeto matemático elaborei a sequência didática com três UARC’s especificamente para o ensino do conceito de função periódica. A aplicação do método de pesquisa consiste nas seguintes etapas: Teste de Conhecimentos Básicos, Oficina de Conhecimentos Necessários para a Sequência e Teste de Verificação de Aprendizagem. A aplicação da sequência didática foi realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, utilizei como instrumento de análise e coleta de dados a Analise Microgenética e Analise do Discurso. E por fim, os resultados apontam a partir da análise das interações verbais os indícios de aprendizagem necessários para indicar os benefícios e potencialidades da sequência didática acerca do aluno, professor e do saber, e assim gerar com essa pesquisa um produto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2051 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função Periódica | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FUNÇÃO PERIÓDICA A PARTIR DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DAS UNIDADES ARTICULADAS DE RECONSTRUÇÃO CONCEITUAL - Dissertação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Fabricio da Silva Lobato.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719943/1/Dissertação - Fabricio da Silva Lobato.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: