PENSAMENTO COMPUTACIONAL: desenvolvimento de aplicativos sobre Análise Combinatória no App Inventor 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Lucas Valois Leal de-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-13T01:39:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-13T01:39:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-11-
identificador: dc.identifier.otherPENSAMENTO COMPUTACIONAL: desenvolvimento de aplicativos sobre Análise Combinatória no App Inventor 2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719900-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho a seguir foi contemplado em conjunto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e foi desenvolvido durante a disciplina de Tecnologias de Informática Aplicadas ao Ensino de Matemática, que está em vigor no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Este livro tem como objetivo trabalhar o pensamento computacional dos estudantes por meio da criação de aplicativos de calculadoras acerca do conteúdo matemático de Análise Combinatória no programa App Inventor 2, além de buscar as potencialidades presentes nesse processo de ensino. O desenvolvimento desse estudo se deu em virtude de o pensamento computacional contribuir para a ampliação do pensamento matemático, bem como da autonomia dos alunos em sala de aula. A partir disso, esse trabalho propõe a construção de três calculadoras relativas a alguns tópicos trabalhados no conteúdo Análise Combinatória: Arranjo simples, Combinação simples e Combinação completa. Em primeiro lugar, será evidenciado o conceito matemático formal dos tópicos que são trabalhados na calculadora e, em seguida, será apresentado algumas situações problemas que deverão ser resolvidas com a construção das calculadoras no App Inventor 2. Em segundo lugar, será revelado o designer de cada uma das calculadoras (que deverá ser construído em sala pelos discentes, a partir da orientação do docente responsável) com alguns conselhos para utilizar as ferramentas do aplicativo e, em seguida, desenvolver a programação dessas calculadoras, a fim de conciliar o objeto matemático em questão com o pensamento computacional, por meio de diferentes representações: a linguagem materna, a linguagem matemática e a linguagem computacional. Dessa forma, o material aqui oferecido pode ser utilizado por professores de matemática que desejem trabalhar o pensamento computacional com seus alunos em sala de aula e, vale ressaltar, que esse trabalho desse ser feito sempre com o auxílio do docente em cada etapa, mas também deve proporcionar aos discentes a liberdade e a autonomia durante as etapas de construção.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3631pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventor 2pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Combinatóriapt_BR
Título: dc.titlePENSAMENTO COMPUTACIONAL: desenvolvimento de aplicativos sobre Análise Combinatória no App Inventor 2pt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais