A BNCC de Geografia e a formação humana integral no Ensino Médio Integrado: interesses de classes em disputa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSIPAÚBA FILHO, RAIMUNDO NONATO CHAVES DE LIMA-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, FRANCISCO ADELTON ALVES-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, ÁLVARO ITAÚNA SCHALCHER-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-12T19:06:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-12T19:06:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherA BNCC de Geografia e a formação humana integral no Ensino Médio Integrado: interesses de classes em disputapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719897-
Resumo: dc.description.abstractO presente livro digital compreende um Produto Educacional desenvolvido pelo mestrando Raimundo Nonato Chaves de Lima Sipaúba Filho, sob a orientação do professor Dr. Francisco Adelton Alves Ribeiro e da coorientação do professor Dr. Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), em consonância com a Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Monte Castelo. A proposta se fundamenta nos princípios regentes da Formação Humana Integral que estrutura o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica como contraponto à imposição de um currículo nacional, proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja base pedagógica se ancora na Pedagogia das Competências. O estudo especificará a disciplina de Geografia do Ensino Médio Integrado, destinado a contribuir com a formação continuada dos educadores da disciplina de Geografia do IFMA – Mote Castelo. No Capítulo 1, serão abordados os princípios que sustentam a Formação Humana Integral. Em seguida, no capítulo 2, será apresentada a concepção pedagógica que fundamenta a BNCC, bem como o currículo preconizado pela Pedagogia Histórico-crítica. No terceiro Capítulo, passa-se a discutir a BNCC, especialmente quanto ao Direito à Educação; à Formação Humana Integral; e ao marco legal e ao currículo na BNCC. Posteriormente, no Capítulo 4, será abordada a estruturação da BNCC de Geografia para o Ensino Médio Integrado, bem como a formação e o papel do professor na construção do currículo, notadamente no IFMA – Mote Castelo. O conhecimento sobre a BNCC e seus verdadeiros interesses devem ser debatidos por toda a comunidade escolar e em especial pelos professores. Nessa linha, como forma de contribuição para a gestação de caminhos de resistência da Formação Humana Integral frente ao modelo evidenciado pela BNCC, o presente livro digital apresenta-se como um singela contribuição para o desenvolvimento dos debates críticos e reflexivos sobre a definição do currículo no Ensino Médio Integrado, na certeza de que o tema em debate está longe de se esgotar, posto que a luta da classe trabalhadora por uma educação humana, emancipatória, integral e integrada apenas se inicia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent562 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Título: dc.titleA BNCC de Geografia e a formação humana integral no Ensino Médio Integrado: interesses de classes em disputapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
ProEdu.pdf562.31 kBAdobe PDF/bitstream/capes/719897/2/ProEdu.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons