Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SIPAÚBA FILHO, RAIMUNDO NONATO CHAVES DE LIMA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, FRANCISCO ADELTON ALVES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, ÁLVARO ITAÚNA SCHALCHER | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-12T19:06:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-12T19:06:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | A BNCC de Geografia e a formação humana integral no Ensino Médio Integrado: interesses de classes em disputa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719897 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente livro digital compreende um Produto Educacional desenvolvido pelo mestrando Raimundo Nonato Chaves de Lima Sipaúba Filho, sob a orientação do professor Dr. Francisco Adelton Alves Ribeiro e da coorientação do professor Dr. Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), em consonância com a Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Monte Castelo. A proposta se fundamenta nos princípios regentes da Formação Humana Integral que estrutura o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica como contraponto à imposição de um currículo nacional, proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja base pedagógica se ancora na Pedagogia das Competências. O estudo especificará a disciplina de Geografia do Ensino Médio Integrado, destinado a contribuir com a formação continuada dos educadores da disciplina de Geografia do IFMA – Mote Castelo. No Capítulo 1, serão abordados os princípios que sustentam a Formação Humana Integral. Em seguida, no capítulo 2, será apresentada a concepção pedagógica que fundamenta a BNCC, bem como o currículo preconizado pela Pedagogia Histórico-crítica. No terceiro Capítulo, passa-se a discutir a BNCC, especialmente quanto ao Direito à Educação; à Formação Humana Integral; e ao marco legal e ao currículo na BNCC. Posteriormente, no Capítulo 4, será abordada a estruturação da BNCC de Geografia para o Ensino Médio Integrado, bem como a formação e o papel do professor na construção do currículo, notadamente no IFMA – Mote Castelo. O conhecimento sobre a BNCC e seus verdadeiros interesses devem ser debatidos por toda a comunidade escolar e em especial pelos professores. Nessa linha, como forma de contribuição para a gestação de caminhos de resistência da Formação Humana Integral frente ao modelo evidenciado pela BNCC, o presente livro digital apresenta-se como um singela contribuição para o desenvolvimento dos debates críticos e reflexivos sobre a definição do currículo no Ensino Médio Integrado, na certeza de que o tema em debate está longe de se esgotar, posto que a luta da classe trabalhadora por uma educação humana, emancipatória, integral e integrada apenas se inicia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 562 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Título: dc.title | A BNCC de Geografia e a formação humana integral no Ensino Médio Integrado: interesses de classes em disputa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProEdu.pdf | 562,31 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719897/2/ProEdu.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons