Uma proposta interdisciplinar para o ensino do conceito de fractal e speckle no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Danielle Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-11T18:21:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-11T18:21:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-31-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719841-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de geometria fractal e speckle em nível médio. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa por design aplicada ao ensino. A proposta foi pensada para o ensino híbrido em função da imposição deste tipo de abordagem em consequência da emergência de saúde pública relacionada ao COVID-19. Do ponto de vista curricular, a proposta é inovadora porque apresenta a possibilidade de se discutir de forma articulada e interdisciplinar temas que geralmente não fazem parte do currículo do ensino médio. Do ponto de vista da metodologia didática, embora a proposta não se comprometa explicitamente como alguma metodologia específica, incorpora, de modo geral, diferentes aspectos das metodologias ativas de ensino. A proposta foi aplicada em formato piloto para um grupo de alunos do ensino médio em um colégio federal no estado do Rio de Janeiro. Os resultados da aplicação indicam que a proposta alcançou seus objetivos, a saber, promover o aprendizado significativo e integrado de elmentos da geometria fractal e da óptica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFractaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSpecklept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Título: dc.titleUma proposta interdisciplinar para o ensino do conceito de fractal e speckle no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons