Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Danielle Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-11T18:21:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-11T18:21:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719841 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de geometria fractal e speckle em nível médio. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa por design aplicada ao ensino. A proposta foi pensada para o ensino híbrido em função da imposição deste tipo de abordagem em consequência da emergência de saúde pública relacionada ao COVID-19. Do ponto de vista curricular, a proposta é inovadora porque apresenta a possibilidade de se discutir de forma articulada e interdisciplinar temas que geralmente não fazem parte do currículo do ensino médio. Do ponto de vista da metodologia didática, embora a proposta não se comprometa explicitamente como alguma metodologia específica, incorpora, de modo geral, diferentes aspectos das metodologias ativas de ensino. A proposta foi aplicada em formato piloto para um grupo de alunos do ensino médio em um colégio federal no estado do Rio de Janeiro. Os resultados da aplicação indicam que a proposta alcançou seus objetivos, a saber, promover o aprendizado significativo e integrado de elmentos da geometria fractal e da óptica. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fractais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Speckle | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
Título: dc.title | Uma proposta interdisciplinar para o ensino do conceito de fractal e speckle no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons