Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Alexandre de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-11T18:17:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-11T18:17:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719840 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de sequência de ensino de eletrodinâmica, com foco no desenvolvimento de modelos mentais através do uso de metodologia de ensino com analogias. Das muitas metodologias de ensino já desenvolvidas sob esta ótica, foi utilizado o modelo TWA, criado por Glynn, por ser o mais amplamente citado na literatura. O objetivo deste trabalho é utilizar uma metodologia que facilite aos alunos a compreensão dos conceitos abstratos da eletrodinâmica e os deixe mais motivados e engajados durante as aulas. Uma fundamentação teórica da física é apresentada com os principais conceitos da eletrodinâmica. O fundamento teórico de ensino é a teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. Além da sequência didática, foi produzido um material didático de apoio. O produto educacional foi aplicado de modo presencial em três turmas do 3º ano de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro em 2022. Os resultados obtidos são positivos tanto em termos de aprendizagem como de motivação. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Analogia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrodinâmica | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE ELETRODINÂMICA COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE MODELOS MENTAIS ATRAVÉS DE ANALOGIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons