
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | GUTIÉRREZ, SILVIA DOMÍNGUEZ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-12T14:22:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-12T14:22:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719803 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | ¿Qué es la ciencia para los estudiantes de una carrera profesional? Esta frase tan sencilla acarrea gran labor de estudio en detalles, semejanzas, diferencias entre las diversas disciplinas científicas, género, semestre, contexto particular, etc. Partimos de ese cuestionamiento para ahondar en las representaciones sociales de la ciencia en 297 estudiantes pertenecientes a 6 centros de la Red de la Universidad de Guadalajara, México. Para ello se utilizó un ejercicio de asociación libre, cuyo análisis se hizo a través de la técnica de análisis de contenido temático de corte cualitativo. Entre los hallazgos se destaca que la gran mayoría de los estudiantes, independientemente de su centro de adscripción, ven a la ciencia como ese conjunto de conocimientos sistematizados y comprobados a través de la experimentación; esto es, existe entre los jóvenes estudiantes una representación social homogénea de la ciencia, que no extraña, ya que en estudios anteriores se ha llegado a la misma conclusión. Esto da pie para reafirmar que es necesaria una educación en la ciencia, no hay una sola forma de entender y hacer la ciencia, porque que se pierden las aportaciones de las diferentes disciplinas científicas, llegando a concepciones poco certeras. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudiantes | pt_BR |
| Título: dc.title | Social constructions of science in students of higher education (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: