Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Eduardo Aquino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-11T18:13:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-11T18:13:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719800 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho desenvolvemos uma sequência combinando a metodologia didática dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) c o enfoque STEAM, para discutir propriedades fisicas de fluidos não newtonianos em uma turma do ensino médio, por meio de experimentos de colisão. O cenário pandêmico estabelecido no início de 2020 fez com que a sequência fosse adaptada para o cenário de ensino híbrido, que teve como principal aliado, nesse contexto de grande desafio, o uso extensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação TICs. Durante a aplicação do produto educacional, os estudantes foram motivados a caracterizar a rigidez de um fluido não newtoniano, através do processo de video-análise de experimentos de colisão de bolas contra a superfície de um fluido não newtoniano, confeccionado através da mistura de amido de milho com água, conhecida como Oobleck. O experimento foi utilizado na sequência, para inserir os estudantes na vivência das etapas do desenvolvimento científico e tecnológico, através do trabalho colaborativo entre os colegas de classe. A sequência foi desenvolvida por meio de perguntas problematizadoras e questionários avaliativos, que permitiram avaliar o grau de engajamento e de aprendizagem dos alunos durante as aulas. Como atividade final, é proposto aos alunos a confecção de um vídeo de curta duração, no qual utilizam os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento da sequência, para convencer sobre as funcionalidades de coletes de proteção construídos com Oobleck, sendo esta a etapa artística do enfoque STEAM utilizado nessa sequência. Durante a aplicação da sequência percebemos um possível processo de aprendizagem ativa dos alunos, tornando os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem através do trabalho colaborativo entre cles, que acreditamos ter sido fruto da combinação da metodologia didática dos três momentos pedagógicos com o enfoque STEAM. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | STEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TICs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | fluidos não newtonianos | pt_BR |
Título: dc.title | Combinando os três momentos pedagógicos e o enfoque STEAM no ensino de fluidos não newtonianos por meio de TICs e experimentos de colisão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2019-Eduardo Aquino Lima-Dissertacao Produto.pdf | Produto Educacional | 6,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719800/2/T2019-Eduardo Aquino Lima-Dissertacao Produto.pdfDownload |
T2019-Eduardo Aquino Lima-Dissertacao Completa.pdf | Dissertação | 30,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719800/3/T2019-Eduardo Aquino Lima-Dissertacao Completa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons