Combinando os três momentos pedagógicos e o enfoque STEAM no ensino de fluidos não newtonianos por meio de TICs e experimentos de colisão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Eduardo Aquino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-11T18:13:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-11T18:13:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719800-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho desenvolvemos uma sequência combinando a metodologia didática dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) c o enfoque STEAM, para discutir propriedades fisicas de fluidos não newtonianos em uma turma do ensino médio, por meio de experimentos de colisão. O cenário pandêmico estabelecido no início de 2020 fez com que a sequência fosse adaptada para o cenário de ensino híbrido, que teve como principal aliado, nesse contexto de grande desafio, o uso extensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação TICs. Durante a aplicação do produto educacional, os estudantes foram motivados a caracterizar a rigidez de um fluido não newtoniano, através do processo de video-análise de experimentos de colisão de bolas contra a superfície de um fluido não newtoniano, confeccionado através da mistura de amido de milho com água, conhecida como Oobleck. O experimento foi utilizado na sequência, para inserir os estudantes na vivência das etapas do desenvolvimento científico e tecnológico, através do trabalho colaborativo entre os colegas de classe. A sequência foi desenvolvida por meio de perguntas problematizadoras e questionários avaliativos, que permitiram avaliar o grau de engajamento e de aprendizagem dos alunos durante as aulas. Como atividade final, é proposto aos alunos a confecção de um vídeo de curta duração, no qual utilizam os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento da sequência, para convencer sobre as funcionalidades de coletes de proteção construídos com Oobleck, sendo esta a etapa artística do enfoque STEAM utilizado nessa sequência. Durante a aplicação da sequência percebemos um possível processo de aprendizagem ativa dos alunos, tornando os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem através do trabalho colaborativo entre cles, que acreditamos ter sido fruto da combinação da metodologia didática dos três momentos pedagógicos com o enfoque STEAM.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSTEMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTICspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfluidos não newtonianospt_BR
Título: dc.titleCombinando os três momentos pedagógicos e o enfoque STEAM no ensino de fluidos não newtonianos por meio de TICs e experimentos de colisãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons