Patos de Minas e o Pós-abolição: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio com uso de documentos

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Arthur Willian Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-10T14:06:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-10T14:06:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherPatos de Minas e o Pós-abolição: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio com uso de documentospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719718-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de uma proposta de abordagem do pós-abolição com fontes da cidade de Patos de Minas. Como produto, foi feito um site na internet para abrigar documentos, propostas de atividades, textos e outros apontamentos. Objetiva-se contribuir para o intermédio entre História Local e Ensino de História, fomentando a utilização de documentos por professores e alunos. No capítulo 1, contextualiza-se o pós-abolição, a questão da criminalização da população negra e a cidade de Patos de Minas enquanto cenário. Isso é feito com um processo criminal do ano de 1892, em que Victorino, um homem que havia sido escravizado, foi indiciado por roubo de toucinho e depois absolvido. Analisa-se o caso procurando explicar elementos do pós-abolição e apontando possibilidades de uso da documentação no ensino. Constata-se que, apesar da natureza dos processos criminais (manuscritos, produzidos com a influência de diversos agentes e, em alguns casos, longos) é possível elaborar material útil para professores a partir desses documentos. Além disso, o caso de Victorino parece apontar para a criminalização enquanto processo que precisa ser abordado no ensino, a fim de dissipar concepções equivocadas e/ou generalizantes sobre a população negra no pós-abolição. No capítulo 2, o trabalho expande seu leque de fontes, analisando documentos referentes aos casos de vadiagem e sublinhando relações entre a criminalização da ociosidade e o pós-abolição. Nessa parte, objetiva-se elencar alguns personagens do pós-abolição em Patos, para, posteriormente, reuni-los na concepção do produto. Além disso, aborda-se o comportamento da Justiça diante de uma violência contra Constança, uma mulher negra agredida com o uso de um laço em 1896. Por fim, a parte 2 traz um relato/denúncia da truculência policial na cidade de Patos, que tomou feições tipicamente escravocratas. O capítulo 3 descreve o produto (o site) e explicita as escolhas feitas no processo de confecção.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPós-aboliçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatos de Minas/MGpt_BR
Título: dc.titlePatos de Minas e o Pós-abolição: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio com uso de documentospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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