JOGOS E CARTAS SOBRE A MESA: APRENDIZAGENS HISTÓRICAS LÚDICAS DA SAÚDE E DAS DOENÇAS EM GOIÁS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues Filho, Lilson-
Autor(es): dc.contributor.authorMagalhães, Sônia Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-09T20:27:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-09T20:27:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-
identificador: dc.identifier.otherJOGOS E CARTAS SOBRE A MESApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719692-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa disserta sobre a presença dos jogos dentro da história, da sua importância enquanto elementos da cultura e mais particularmente sobre os jogos e jogos de tabuleiro que tratam da história e cultura brasileiras. O seu objetivo é o de produzir um jogo que aborde a história da saúde e das doenças em Goiás e proporcionar reflexões históricas, educacionais e neuropsicológicas a respeito dos jogos que tenham a temática anteriormente citadas, de modo que possa estimular os leitores a repensar o uso dos jogos em situações que vão além do lazer. Para a elaboração da pesquisa, foi usada a pesquisa bibliográfica dos autores que abordam os temas historiográficos e educacionais nas áreas da História Cultural, História da Saúde e das Doenças, História Regional, teorias da aprendizagem, Educação e Psicologia. Foi feito um levantamento com dezenas de títulos de jogos que abordam a história e cultura do Brasil, os quais foram citados e descritos, de forma a poder servir como guia para localização de jogos que possam servir a diferentes interesses ou mesmo para práticas pedagógicas dentro das salas de aula de História. Parte da investigação também ocorreu por meio documental, sendo pesquisados os jogos dentro do aval da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os quais aparecem de forma direta no entendimento dos jogos como parte da cultura ou de forma indireta, ao serem utilizados como meios para se entender demais conhecimentos escolares. A pesquisa ainda ocorreu dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da área da educação em saúde, os quais discorrem sobre a necessidade de abordar a área da saúde na educação formal brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,18 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história; Jogos; História Cultural; Neuroeducaçãopt_BR
Título: dc.titleJOGOS E CARTAS SOBRE A MESA: APRENDIZAGENS HISTÓRICAS LÚDICAS DA SAÚDE E DAS DOENÇAS EM GOIÁSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons