Organização, processos e tomada de decisão

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Antônio Artur de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-06T17:17:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-06T17:17:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherOrganização, Processo e tomada de decisãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719539-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo principal da disciplina Organização, Processos e Tomada de Decisão é dar uma visão ampla e concreta de como são definidos os processos dentro de uma organização e de que forma são tomadas as decisões necessárias para garantir a eficiência e a eficácia das várias atividades executadas nessas organizações. O funcionamento dos diversos tipos de organizações públicas requer o projeto, a análise e a revisão dos processos operacionais e administrativos. No primeiro Capítulo apresenta-se o conceito, os tipos de estrutura organizacional e as principais características das organizações. Além de uma ferramenta chamada organograma e a sua importância para a administração. Seguem no segundo Capítulo, os tipos de estrutura organizacional, e o significado do termo departamentalização e as características da centralização e da descentralização. No terceiro Capítulo serão abordados o conceito, a importância, a estruturação e o redesenho dos processos organizacionais, bem como a importância de sua otimização. Além disso, veremos a utilização dos fluxogramas como ferramentas facilitadoras para o planejamento, a análise e a revisão de processos organizacionais, e se entenderá também a importância do projeto do layout da organização para o aproveitamento adequado do espaço físico. No quarto Capítulo, serão apresentados os atores da tomada de decisão, as condições para que ela aconteça, os riscos do processo decisório, a efetividade, a eficiência e a eficácia da decisão e os estilos decisórios. Serão explanados também os métodos para a identificação de problemas, o modelo racional e o modelo incremental de tomada de decisão e as especificidades desses modelos. Tais fatores são essenciais para a boa administração das organizações. Por fim, no quinto Capítulo, será estudada a importância da gestão estratégica, os níveis da estratégia e as ferramentas relacionadas à estratégia corporativa e à alocação e a mobilização dos recursos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,30 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão estratégicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento Organizacionalpt_BR
Título: dc.titleOrganização, processos e tomada de decisãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseBacharelado em Administração Públicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização, Processos e Tomada de Decisãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Módulo 4


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