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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Aberta do Brasil | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Luiz Alberto Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-04T18:30:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-04T18:30:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gestão da Educação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719456 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta disciplina abordaremos a questão da gestão da educação, focada na organização da educação em redes ou sistemas públicos estaduais e/ ou municipais, e na organização da unidade escolar. Trata-se nesse sentido de um esforço para compreender como são geridos os sistemas educacionais e/ou as instituições escolares, dado que estão organicamente integrados em redes. O primeiro capítulo buscar introduzir a compreensão em torno do processo de gestão da educação; um debate em torno da função social da educação; uma analise das características e dos princípios da gestão democrática e do modo gerencialista de organizar e avaliar a aprendizagem. O segundo capítulo visa compreender a gestão do currículo da educação básica; analisar o processo de organização e planejamento curricular a partir da Base Nacional Comum Curricular; e, por fim discute diferentes concepções em torno da qualidade da educação. O terceiro capítulo busca identificar a regulamentação acerca do financiamento da educação básica pública brasileira; entender as diretrizes e metas para esta década; e por analisar as mudanças no novo Fundeb a partir de 2021. O último capítulo tem foco específico na gestão da escola. Analisa o processo de negociação das metas para a educação a partir do financiamento externo; Discute o atual modelo de planejamento estratégico das redes públicas de ensino e da escola; Aponta o Projeto Político Pedagógico como estratégico para a autonomia da escola; Analisa o papel do Conselho Escolar na democratização da Gestão Escolar; e, por fim aponta questões e experiências em torno de processos de escolha de dirigentes escolares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 740 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas educacionais | pt_BR |
Título: dc.title | Gestão da educação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização em Administração Pública | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Gestão da Educação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Módulo específico - Especialização em Gestão Pública |
Arquivos associados: | ||||
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Gestão da Educação.pdf | 737,23 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719456/2/Gestão da Educação.pdfDownload |
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