Gestão da educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Luiz Alberto Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-04T18:30:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-04T18:30:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherGestão da Educaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719456-
Resumo: dc.description.abstractNesta disciplina abordaremos a questão da gestão da educação, focada na organização da educação em redes ou sistemas públicos estaduais e/ ou municipais, e na organização da unidade escolar. Trata-se nesse sentido de um esforço para compreender como são geridos os sistemas educacionais e/ou as instituições escolares, dado que estão organicamente integrados em redes. O primeiro capítulo buscar introduzir a compreensão em torno do processo de gestão da educação; um debate em torno da função social da educação; uma analise das características e dos princípios da gestão democrática e do modo gerencialista de organizar e avaliar a aprendizagem. O segundo capítulo visa compreender a gestão do currículo da educação básica; analisar o processo de organização e planejamento curricular a partir da Base Nacional Comum Curricular; e, por fim discute diferentes concepções em torno da qualidade da educação. O terceiro capítulo busca identificar a regulamentação acerca do financiamento da educação básica pública brasileira; entender as diretrizes e metas para esta década; e por analisar as mudanças no novo Fundeb a partir de 2021. O último capítulo tem foco específico na gestão da escola. Analisa o processo de negociação das metas para a educação a partir do financiamento externo; Discute o atual modelo de planejamento estratégico das redes públicas de ensino e da escola; Aponta o Projeto Político Pedagógico como estratégico para a autonomia da escola; Analisa o papel do Conselho Escolar na democratização da Gestão Escolar; e, por fim aponta questões e experiências em torno de processos de escolha de dirigentes escolares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent740 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistemas educacionaispt_BR
Título: dc.titleGestão da educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização em Administração Públicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGestão da Educaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Módulo específico - Especialização em Gestão Pública


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons