
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | FERRO, ANNA PAULA FERREIRA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, CAYO EMMANUEL BARBOZA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ACIOLI, DEBORAH MOURA NOVAES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LOBO, ELLEN VIDAL MEDEIROS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, JAIR KLEYSON SOUSA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LINS, JOSÉ CARLOS DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | XAVIER, RAFAELA DOS SANTOS LIMA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, VERÔNICA DE MEDEIROS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-03T18:38:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-03T18:38:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719424 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | As práticas integrativas e complementares de saúde (PICS) podem ser definidas como um conjunto de recursos terapêuticos que tem como objetivo a prevenção e a recuperação de agravos de saúde. Tais práticas fortalecem o vínculo entre o profissional e a comunidade e também a integração do ser humano com o meio ambiente considerando inclusive o saber popular e histórico de diferentes regiões[1]. A partir da recomendação em diversas conferências nacionais de saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) foi estruturada. Em fevereiro de 2006, o documento final da política, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Saúde[1]. Os usos das PICS podem contribuir no contexto da pandemia de COVID-19, pois podem atuar em sintomas causados pela doença e favorece a recuperação dos pacientes[2]. Além disso, com o isolamento social estabelecido pela situação pandêmica mundial, as PICS podem auxiliam as pessoas a se tornarem fisicamente ativas em seus domicílios, estimulando a autonomia e independência na busca de uma vida mais saudável[3]. A motivação da produção dessa cartilha se deu por meio da disciplina de Práticas Integrativas e Complementares do Cuidar que compõe o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), da UFAL, com a finalidade de construir um material de autocuidado voltado para estudantes. Esse material torna-se relevante, pois ajuda a difundir as PICS no meio acadêmico e a partir disso possibilita que os estudantes se apropriem desse conhecimento científico e integrem esse cuidado na sua vida pessoal, contribuindo positivamente para o fortalecimento do autocuidado e também na prática profissional. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aromaterapia | pt_BR |
| Título: dc.title | Cartilha do estudante: Práticas integrativas e complementares do cuidar (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: