Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | LUZ, CYNTHIA FERNANDES PINTO DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTARELLO, NATALIA SÊNEDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-02T20:51:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-02T20:51:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719346 | - |
Resumo: dc.description.abstract | This article aims to explain the use of the biological collection of microscope slides containing pollen from Angiosperms and Gymnosperms and spores of bryophytes, ferns and lycophytes, or Palynotheca, and the respective three-dimensional models, as a strategy for didactic representation of components of plant biodiversity that are not visible to the naked eye, which can help to reduce “botanical blindness”. This phenomenon occurs due to the difficulty of human beings in establishing a direct relationship with plants. By relating theory to practice, in a continuous discovery approach, students are interested. The use of technological equipment such as optical microscopes and stereomicroscope and the existence of an organized collection with microscope slides containing pollen grains and spores characteristic of several botanical families facilitates morphological and taxonomic learning in the classroom and in Environmental Education events. In addition, the use of three-dimensional anatomical and morphological models as a tangible didactic resource and facilitator in the perception and understanding of microscopic plant shapes and structures can help when microscope slides and microscopes are not available. Despite being incipient, the use of both resources has shown relevant results in the teaching of Biology as a concrete and contextualized strategy for the inclusion of plants in the school routine and in the dissemination to the general public, including the visually impaired, providing a playful and significant information on the contents of Botany. In addition, Palynotheca is fundamental for the development of research in various branches of scientific investigation. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Palinologia | pt_BR |
Título: dc.title | THE PALYNOTHECA COLLECTION AND THREE DIMENSIONAL MODELS OF POLLEN GRAINS AND SPORES AS TEACHING RESOURCES FOR A MEANINGFUL LEARNING OF BOTANY (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
THE PALYNOTHECA COLLECTION AND THR.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719346/1/THE PALYNOTHECA COLLECTION AND THR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: