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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lino, Vanessa de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-01-02T12:40:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-01-02T12:40:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | MITOS AFRO-AMERÍNDIOS NA EDUCAÇÃO: OS ‘CONTOS DA TERRA’ NAS AULAS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719320 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho nasceu de experiências pedagógicas que encontraram nas narrativas míticas um fio condutor para a produção do conhecimento histórico escolar. O recorte temático consiste no uso de mitos de origem iorubá, guarani e bororo, ou seja, mitologia afro-ameríndia, fundamentalmente, nas aulas de História do ensino regular, mas, potencialmente, também em um campo de ensino mais amplo, de carácter interdisciplinar. A questão condutora da pesquisa veio da reflexão de como as narrativas e as experiências míticas de origem iorubá e indígena podem contribuir para o processo de aprendizagem em História, mas colaborando também para o desenvolvimento integral do estudante. Sendo assim, o objetivo principal do trabalho é apresentar algumas formas de compreender e usar os mitos no ensino de História sem excluir a amplitude e as especificidades dessas narrativas, trazendo uma compreensão do conceito de mito para além de um gênero literário ilustrativo de uma cultura específica e desassociando a ideia de mito/mentira. Para isso, dialogamos com teóricos como: Mircea Eliade, Joseph Campbell e Jan Assmann. Consideramos também as narrativas míticas como formas de conhecer e entender a vida, não menos importantes que o método científico cartesiano de explicar o mundo, destacando o conceito da ecologia de saberes e pensamento pós abissal de Boaventura de Sousa Santos. Entendendo os mitos como componentes da tradição oral da humanidade, fazemos um diálogo também com o pesquisador africano A. Hmapaté Bâ e autores indígenas como Ailton Krenak e Davi Kopenawa. Encontramos na metodologia da mitohermenêutica, do professor/pesquisador e mitólogo Marcos Ferreira dos Santos, um caminho possível para a construção da pesquisa e também para as atividades sugeridas na dimensão propositiva. O resultado final se apresenta em uma audioteca com quatro podcasts de narrativas míticas, acompanhada de sugestões práticas para seu uso na educação, direcionada a professores, e disponível em um ambiente virtual de livre acesso. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Mitologia afro-ameríndia; Mitohermenêutica; Narrativas míticas; Podcasts; Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | MITOS AFRO-AMERÍNDIOS NA EDUCAÇÃO: OS ‘CONTOS DA TERRA’ NAS AULAS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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VANESSADEMELOLINOPROFHISTORIAUFSC.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719320/2/VANESSADEMELOLINOPROFHISTORIAUFSC.pdfDownload |
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