MITOS AFRO-AMERÍNDIOS NA EDUCAÇÃO: OS ‘CONTOS DA TERRA’ NAS AULAS DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLino, Vanessa de Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-01-02T12:40:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-01-02T12:40:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherMITOS AFRO-AMERÍNDIOS NA EDUCAÇÃO: OS ‘CONTOS DA TERRA’ NAS AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719320-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho nasceu de experiências pedagógicas que encontraram nas narrativas míticas um fio condutor para a produção do conhecimento histórico escolar. O recorte temático consiste no uso de mitos de origem iorubá, guarani e bororo, ou seja, mitologia afro-ameríndia, fundamentalmente, nas aulas de História do ensino regular, mas, potencialmente, também em um campo de ensino mais amplo, de carácter interdisciplinar. A questão condutora da pesquisa veio da reflexão de como as narrativas e as experiências míticas de origem iorubá e indígena podem contribuir para o processo de aprendizagem em História, mas colaborando também para o desenvolvimento integral do estudante. Sendo assim, o objetivo principal do trabalho é apresentar algumas formas de compreender e usar os mitos no ensino de História sem excluir a amplitude e as especificidades dessas narrativas, trazendo uma compreensão do conceito de mito para além de um gênero literário ilustrativo de uma cultura específica e desassociando a ideia de mito/mentira. Para isso, dialogamos com teóricos como: Mircea Eliade, Joseph Campbell e Jan Assmann. Consideramos também as narrativas míticas como formas de conhecer e entender a vida, não menos importantes que o método científico cartesiano de explicar o mundo, destacando o conceito da ecologia de saberes e pensamento pós abissal de Boaventura de Sousa Santos. Entendendo os mitos como componentes da tradição oral da humanidade, fazemos um diálogo também com o pesquisador africano A. Hmapaté Bâ e autores indígenas como Ailton Krenak e Davi Kopenawa. Encontramos na metodologia da mitohermenêutica, do professor/pesquisador e mitólogo Marcos Ferreira dos Santos, um caminho possível para a construção da pesquisa e também para as atividades sugeridas na dimensão propositiva. O resultado final se apresenta em uma audioteca com quatro podcasts de narrativas míticas, acompanhada de sugestões práticas para seu uso na educação, direcionada a professores, e disponível em um ambiente virtual de livre acesso.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMitologia afro-ameríndia; Mitohermenêutica; Narrativas míticas; Podcasts; Ensino de Históriapt_BR
Título: dc.titleMITOS AFRO-AMERÍNDIOS NA EDUCAÇÃO: OS ‘CONTOS DA TERRA’ NAS AULAS DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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