Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Literacia Científica Editora & Cursos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Resende, Francine Rubim de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Diovana Raspante de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-26T02:58:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-26T02:58:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | AVALIAÇÃO DO FATOR DE CORREÇÃO DE VEGETAIS EM DUAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO INSTITUCIONAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719080 | - |
Resumo: dc.description.abstract | OBJETIVO: Avaliar o fator de correção (FC) de vegetais ofertados em saladas de duas Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs). MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo e exploratório, realizado em duas UANs localizadas em uma cidade do Sudeste de Minas Gerais. Foram coletados dados de peso bruto e peso líquido dos vegetais. O FC foi calculado por meio da razão entre peso bruto e peso líquido. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As unidades A e B eram institucionais e terceirizadas. Obteve-se uma amostra de 19 tipos de vegetais, sendo 12 qualidades de vegetais e 7 qualidades de vegetais folhosos. A unidade A possui maior FC de 68,4% dos vegetais analisados, comparado com a unidade B. Observou-se que os alimentos batata doce, inhame, jiló e agrião foram os que apresentaram maior diferença de fator de correção entre as unidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Verificou-se que o fator de correção de grande parte dos hortifrútis analisados foi considerado superior aos relatados na literatura. Da mesma forma, observou-se que a falha durante o processo de pré-preparo foi considerada o maior indicador para aumentar esse índice, e que após o treinamento realizado com os colaboradores, houve uma redução do FC. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 921 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação Coletiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desperdício de Alimentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento de Cardápio | pt_BR |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO DO FATOR DE CORREÇÃO DE VEGETAIS EM DUAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO INSTITUCIONAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons