A Pertinência da Ecopedagogia como uma Proposta Pedagógica na Contemporaneidade

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Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Yvanize Maria de Oliveira Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-23T15:41:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-23T15:41:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-23-
identificador: dc.identifier.otherA Pertinência da Ecopedagogia como uma Proposta Pedagógica na Contemporaneidade-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719038-
Resumo: dc.description.abstractA obra intitulada “A pertinência da ecopedagogia como uma proposta pedagógica na contemporaneidade” emerge da pesquisa de mestrado da autora Yvanize Maria de Oliveira Santana Santos, egressa da Universidad San Carlos. Nessa obra, a autora mostra a pertinência da Ecopedagogia como uma Proposta Pedagógica na Contemporaneidade, destacando-a como uma concepção ideológica para a prática social de todos os envolvidos na educação, assumindo a responsabilidade coletiva pelos problemas enfrentados neste século. No primeiro capítulo, a autora analisa alguns conceitos que considera pilares para a educação Ecopedagógica e que exercem a função de formar cidadãos planetários, tais como a complexidade, sustentabilidade, entropia, transdisciplinaridade, contextualização, alfabetização ecológica, inteligência ética, inteligência Ecológica, currículo e formação do professor. No capítulo dois, a autora relata sobre o processo histórico da degradação ambiental e social no mundo, destacando o início dos problemas ambientais, contextualizando o século XXI e descrevendo o impacto político, social e econômico na sobrevivência da espécie humana. No capítulo três, há a conceituação de Sustentabilidade na Ecopedagogia, além disso, a autora fala sobre o currículo na Ecopedagogia, a transdisciplinaridade como organização curricular da Ecopedagogia. No capítulo quatro, há uma reflexão sobre a necessidade da ecopedagogia como proposta curricular em uma sociedade complexa, as teorias sociais sobre as relações socioambientais, na qual a autora destaca a Ecopedagogia, como proposta curricular, seria uma alternativa abrangente que poderia abarcar estas ideias, já que ela parte da reflexão e do respeito às diferenças individuais, do multiculturalismo, se preocupa com o global e o local e traz uma proposta para a formação do cidadão planetário que se enxerga como coagente das relações sociais, econômicas e ambientais. No capítulo cinco, é apresentada uma análise sobre a formação do professor para a prática ecopedagógica, o processo histórico da formação do professor no Brasil, a Perspectivas, desafios e Inovações, para a práxis educativa na Ecopedagogia, o perfil do professor para executar a proposta ecopedagógica nas escolas. Venha conhecer esse estudo e entender melhor sobre a Ecopedagogia como proposta curricular.-
Tamanho: dc.format.extent18349-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEcopedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectProposta Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectContemporaneidade-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Título: dc.titleA Pertinência da Ecopedagogia como uma Proposta Pedagógica na Contemporaneidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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