Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, MELO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-23T10:30:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-23T10:30:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática: Possibilidade de Ensino de Geografia nos anos iniciais utilizando a Teoria da Atividade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719017 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática ora apresentada como Produto Educacional resulta do desenvolvimento da pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de PósGraduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, cujo produto final é a dissertação “O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais: Panorama, Desafios e Possibilidades”. A proposta da sequência didática, diante do panorama e dos desafios do ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, é compartilhar uma possibilidade de prática pedagógica para ensinar Geografia. Apoiado em [Libâneo e Freitas, 201-], Libâneo (2004) e Libâneo (2009), a perspectiva teórico-didática-metodológica utilizada é a do Ensino Desenvolvimental, em específico, a da Teoria da Atividade, utilizada para elaboração e aplicação do plano da sequência. A sequência compreende a utilização das mesmas atividades aplicadas em uma turma de 2° ano e em uma turma de 5° ano, modificando apenas o objeto do conhecimento. Para o 2° ano o objeto de conhecimento era a diferença e convergência da paisagem rural e paisagem urbana e, para o 5° ano, as regiões do Brasil. O encadeamento é composto por quatro aulas, com tempo médio de uma hora e meia de duração. Como material de pesquisa e de coleta de dados realizou-se a gravação em áudio das aulas e as produções das atividades aplicadas. Demonstra-se nas atividades que o ensino de Geografia exige a conexão entre outras áreas do conhecimento e aprofundamento teórico por parte do/da pedagogoprofessor/pedagoga-professora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.174 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Atividade | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática: Possibilidade de Ensino de Geografia nos anos iniciais utilizando a Teoria da Atividade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência Didática Possibilidade de Ensino de Geografia.pdf | 3.17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/719017/2/Sequência Didática Possibilidade de Ensino de Geografia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons