Sequência Didática: Possibilidade de Ensino de Geografia nos anos iniciais utilizando a Teoria da Atividade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, MELO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-23T10:30:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-23T10:30:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-23-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática: Possibilidade de Ensino de Geografia nos anos iniciais utilizando a Teoria da Atividadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/719017-
Resumo: dc.description.abstractA sequência didática ora apresentada como Produto Educacional resulta do desenvolvimento da pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de PósGraduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, cujo produto final é a dissertação “O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais: Panorama, Desafios e Possibilidades”. A proposta da sequência didática, diante do panorama e dos desafios do ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, é compartilhar uma possibilidade de prática pedagógica para ensinar Geografia. Apoiado em [Libâneo e Freitas, 201-], Libâneo (2004) e Libâneo (2009), a perspectiva teórico-didática-metodológica utilizada é a do Ensino Desenvolvimental, em específico, a da Teoria da Atividade, utilizada para elaboração e aplicação do plano da sequência. A sequência compreende a utilização das mesmas atividades aplicadas em uma turma de 2° ano e em uma turma de 5° ano, modificando apenas o objeto do conhecimento. Para o 2° ano o objeto de conhecimento era a diferença e convergência da paisagem rural e paisagem urbana e, para o 5° ano, as regiões do Brasil. O encadeamento é composto por quatro aulas, com tempo médio de uma hora e meia de duração. Como material de pesquisa e de coleta de dados realizou-se a gravação em áudio das aulas e as produções das atividades aplicadas. Demonstra-se nas atividades que o ensino de Geografia exige a conexão entre outras áreas do conhecimento e aprofundamento teórico por parte do/da pedagogoprofessor/pedagoga-professora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.174 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Atividadept_BR
Título: dc.titleSequência Didática: Possibilidade de Ensino de Geografia nos anos iniciais utilizando a Teoria da Atividadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons