ENSINO DE QUÍMICA COM ABORDAGEM CTS – ELABORAÇÃO E VIVÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA MINERAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFidelis, Lelise Francisca da Siva-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Regina Simplício-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-21T17:30:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-21T17:30:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-25-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718938-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido ao longo do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) no polo da Universidade Federal de Viçosa, com o objetivo de elaborar e testar um produto educacional para o ensino de Química com abordagem CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade). Compõe o produto educacional uma sequência didática com a temática mineração. A importância e os reflexos sociais, econômicos e ambientais da atividade mineradora para a sociedade e em especial para a comunidade de Caeté/MG foram abordados. Conceitos relacionados à mineração, a importância do ferro na alimentação e suas aplicações foram também trabalhados. Várias metodologias de ensino foram propostas para o desenvolvimento do tema ao longo das aulas que compõem o produto educacional. Foram propostos trabalhos em grupos, sala de aula invertida, visitas em espaços não formais de educação, aulas práticas e atividades avaliativas, entre outras. Uma prévia do produto educacional foi aplicada em uma turma do Ensino Médio da Educação Básica, e teve como principal foco desenvolver uma aprendizagem significativa e relacionar a vivência dos alunos com a temática proposta, tornando-os cidadãos críticos em relação à atividade mineradora na região e no mundo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química. Sequência didática. Mineração. CTS.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE QUÍMICA COM ABORDAGEM CTS – ELABORAÇÃO E VIVÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A TEMÁTICA MINERAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseQUIMICA EM REDE NACIONALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899pt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons