CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NAS REAÇÕES QUÍMICAS DE UMA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA: CÂMERA, LUZ, AÇÃO E REAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Sabrina Gardoni Peixoto-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Regina Simplício-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-12-21T18:20:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-12-21T18:20:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-31-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718931-
Resumo: dc.description.abstractA prática do ensino de ciências tem sofrido modificações, principalmente no que concerne às discussões e escolhas metodológicas de sala de aula para a formação dos estudantes. As feiras de conhecimento, enquanto prática pedagógica e técnica que produz intercâmbio de informações e estabelecimento de conexões por meio de exposições de trabalhos, têm dado espaço a cenários temáticos e os alunos contribuem com performances variadas por meio de pesquisas embasadas em contextos específicos. A Química, enquanto disciplina integrante do componente curricular de Ciências e suas Tecnologias, além de dar suas contribuições em conteúdo específico com o conhecimento teórico-prático, pode promover uma interação dialógica com todos os segmentos do sistema, possibilitando uma busca satisfatória por pesquisas que expliquem os fenômenos e processos relativos ao tema de estudo. Frente ao desafio de trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar, definido para a feira de conhecimento escolar de nome Engenharte, foi proposto o desenvolvimento de uma sequência didática com foco nas reações químicas que emitem luz e variam cores para construção de cenários cinematográficos, permeando o caminho de investigação das aulas experimentais de química. A sequência didática aborda o estudo das reações químicas do tipo ácido-base e as reações fotoquímicas. A pesquisa teve um enfoque qualitativo, de caráter exploratório desenvolvida em sete etapas. Cada etapa foi elaborada a partir de uma análise de dados fundamentada na descrição da vivência escolar. Os registros diários, bibliográficos e fotográficos escritos neste trabalho abrangem o contexto escolar, a temática abordada (cinema), os conhecimentos específicos de química estudados, assim como o subtema (ficção científica) em questão. As mudanças neste contexto educacional são notáveis: mesclar disciplinas, conceitos e o saber fazer geram resultados incríveis tanto para o crescimento pessoal quanto para a ampliação de conhecimentos do educando.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática. Reações Químicas. Feira de ciências. Contextualização.pt_BR
Título: dc.titleCONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NAS REAÇÕES QUÍMICAS DE UMA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA: CÂMERA, LUZ, AÇÃO E REAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseQUIMICA EM REDE NACIONALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899pt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Animação


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons