Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Sabrina Gardoni Peixoto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Regina Simplício | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-12-21T18:20:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-12-21T18:20:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/718931 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A prática do ensino de ciências tem sofrido modificações, principalmente no que concerne às discussões e escolhas metodológicas de sala de aula para a formação dos estudantes. As feiras de conhecimento, enquanto prática pedagógica e técnica que produz intercâmbio de informações e estabelecimento de conexões por meio de exposições de trabalhos, têm dado espaço a cenários temáticos e os alunos contribuem com performances variadas por meio de pesquisas embasadas em contextos específicos. A Química, enquanto disciplina integrante do componente curricular de Ciências e suas Tecnologias, além de dar suas contribuições em conteúdo específico com o conhecimento teórico-prático, pode promover uma interação dialógica com todos os segmentos do sistema, possibilitando uma busca satisfatória por pesquisas que expliquem os fenômenos e processos relativos ao tema de estudo. Frente ao desafio de trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar, definido para a feira de conhecimento escolar de nome Engenharte, foi proposto o desenvolvimento de uma sequência didática com foco nas reações químicas que emitem luz e variam cores para construção de cenários cinematográficos, permeando o caminho de investigação das aulas experimentais de química. A sequência didática aborda o estudo das reações químicas do tipo ácido-base e as reações fotoquímicas. A pesquisa teve um enfoque qualitativo, de caráter exploratório desenvolvida em sete etapas. Cada etapa foi elaborada a partir de uma análise de dados fundamentada na descrição da vivência escolar. Os registros diários, bibliográficos e fotográficos escritos neste trabalho abrangem o contexto escolar, a temática abordada (cinema), os conhecimentos específicos de química estudados, assim como o subtema (ficção científica) em questão. As mudanças neste contexto educacional são notáveis: mesclar disciplinas, conceitos e o saber fazer geram resultados incríveis tanto para o crescimento pessoal quanto para a ampliação de conhecimentos do educando. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática. Reações Químicas. Feira de ciências. Contextualização. | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NAS REAÇÕES QUÍMICAS DE UMA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA: CÂMERA, LUZ, AÇÃO E REAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | QUIMICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Animação |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto-Educacional-Sabrina-Gardoni.pdf | 4,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/718931/2/Produto-Educacional-Sabrina-Gardoni.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons